Entre os dias 10 e 12 de março, Ouro Preto sediará a Feira Mineira da Economia Solidária, evento organizado e custeado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese, e que conta com o apoio do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária – Regional Vertentes e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
O evento acontecerá durante a semana que comemora o Dia Internacional das Mulheres, tendo como temática ‘’A construção da Economia Solidária pelas mãos das mulheres em rede’’, e marca também o início oficial da recém criada Micro Regional Inconfidentes de Economia Popular Solidária.
Para Conceição Tutuca, Educadora Popular da Rede Mineira da Educadores Populares ‘’O movimento de Economia Solidária tem uma importância vital para a geração de trabalho e renda, e também de valorização do ser humano. Nesse universo que prega uma economia inclusiva, a maioria dos empreendimentos de Economia Solidária no Brasil é composta e chefiada por mulheres. Temos muita expectativa de que o evento traga resultados econômico, cultural e, principalmente, o resultado da valorização do ser humano. Temos a esperança, não no sentido de esperar, mas sim de esperançar, de que haja uma política pública de Economia Solidária que se irradie por todo o país, começando por Ouro Preto, que é o berço da liberdade’’, finaliza.
Para Amanda Corrado, coordenadora da Micro Regional Inconfidentes, a Economia Popular e Solidária traz a reflexão sobre outras economias possíveis, com valorização das pessoas, das diversidades e da natureza, com inclusão e cuidado ao ser humano.
“Em Ouro Preto como empreendimentos de base na Economia Solidária e na construção da Micro Regional Inconfidentes temos a Associação das Artesãs Mulheres em Ação e o Coletivo Saberes do Território. A nossa expectativa para este evento é que ele sirva como marco para inserir de vez as pessoas, a cidade e a região não só nos debates, mas como também nas ações e práticas da Economia Solidária’’, ressalta Amanda.
Confira a programação da Feira Mineira da Economia Popular e Solidária
Sexta 10/03 – 12h – acolhimento dos empreendimentos e membros da Regional Vertentes, do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Local: Praça Tiradentes
14H – Oficina de formação e roda de conversa sobre a Economia Popular Solidária
Local: Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG, Praça Tiradentes
Sábado 11/03- 9h até 22h
Feira na praça Tiradentes com a presença de empreendimentos da Economia Popular Solidária
17h – apresentação cultural
Domingo 12/03 – 9 até 22h
Feira na praça Tiradentes com a presença de empreendimentos da Economia Popular Solidária
17h – Apresentação cultural
Durante a programação de sábado e domingo haverá rodas e discussões sobre a Economia Popular Solidária
O evento é gratuito e toda a programação é aberta ao público.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.