Juliano Duarte (PSB), Bruno Teixeira (PSTU) e Roberto Rodrigues (PL) são os três candidatos à Prefeitura de Mariana nas eleições de 2024. Eles registraram suas chapas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até ontem (15), quando se encerrou o prazo para o registro.
A partir desta sexta-feira (16), começa a propaganda eleitoral gratuita, e as tradicionais manifestações políticas, como distribuição de santinhos, adesivos e comícios, estão liberadas. Os candidatos terão 51 dias de campanha até o dia 6 de outubro.
Juliano Duarte forma sua chapa com Sônia Azzi (Republicanos). Ambos são colegas de Câmara Municipal, eleitos como vereadores em 2020. No entanto, Duarte foi o prefeito de Mariana que governou a cidade por mais tempo neste mandato. Isso aconteceu porque a chapa de Celso Cota (PSDB) e Cristiano Vilas Boas (PT) enfrentou um imbróglio jurídico e foi impedida de assumir.
Leia também:
- Pagode do Resenha’ acontece este domingo no Adro das Dores, em Ouro Preto
- ‘Nos trilhos do tempo’: exposição conta história ‘simbiótica’ entre Câmara e cidade de Mariana
Juliano, então, venceu a eleição para a presidência da Câmara e assumiu interinamente a Prefeitura de janeiro de 2021 até junho de 2022. Seu período de 18 meses à frente do Executivo foi o mais longo de qualquer administrador da cidade entre 2020 e 2024. Mariana ainda teve Ronaldo Bento (PSDB) e Edson Leitão (PSDB) como prefeitos interinos, além de Celso Cota, que retornou ao cargo em agosto de 2023.
A grande surpresa deste pleito é a ausência de um candidato apoiado pelo grupo de Celso Cota. O atual prefeito, que poderia concorrer à reeleição, anunciou sua aposentadoria da política em junho. Ele chegou a divulgar um vídeo ao lado de Bruno Mól (PSDB), mas a candidatura não foi registrada.
Roberto Rodrigues (PL) tem como vice o Dr. Rodrigo Miranda (PL). Esta é sua terceira candidatura à Prefeitura de Mariana, tendo anteriormente concorrido uma vez como vice. Em 2008, devido à cassação da chapa vencedora, ele e Terezinha Ramos assumiram o Executivo municipal. Rodrigues também foi prefeito interino de Mariana por 10 meses em 2012, após o afastamento de Terezinha, que não conseguiu apoio na Câmara.
Miranda foi candidato à Prefeito de Mariana em 2012 e a vice em 2020.
Bruno Teixeira (PSTU) escolheu Patrícia Ramos como candidata a vice-prefeita. Ela participou das eleições majoritárias em 2020, obtendo 5,3% dos votos, o equivalente a 1.847 eleitores. Bruno, por sua vez, disputa uma eleição majoritária pela primeira vez, tendo sido candidato a vereador em 2020. Teixeira, de 35 anos, declarou ao TSE ser divorciado, possui ensino superior completo e atualmente trabalha como operador de aparelhos de produção industrial.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 17 de agosto de 2024. A cidade conta com as seguintes nomes concorrendo à Prefeitura: Juliano Duarte (PSB), Bruno Teixeira (PSTU) e Roberto Rodrigues […]