As Eleições em Belo Horizonte este ano serão diferentes das últimas edições. No dia 6 de outubro, além de vereadores e prefeito, o eleitor da capital mineira também terá que votar na futura bandeira do município.
Os belo-horizontinos terão que escolher se mudarão ou não a flâmula da cidade, mas muitos ainda estão confusos ou sequer estão cientes da situação.
Quais as diferenças entre a atual e a possível futura bandeira de Belo Horizonte
Atualmente, a bandeira de Belo Horizonte é um retângulo branco que mostra o brasão de armas da cidade na parte central. Ela foi instituída como símbolo da cidade em 1995, por uma lei do então vereador João Leite, sancionada pelo prefeito Patrus Ananias.
Contudo, uma nova versão da bandeira surgiu nas redes sociais em 2022. O designer Gabriel Figueiredo desenhou o símbolo com as cores verde e azul ao fundo e um sol amarelo no centro.
A ideia do desenhista é representar ícones de BH, como a Serra do Curral, de forma mais impactante e direta.
Com a repercussão nas redes, a reformulação da bandeira foi proposta na Câmara Municipal de Belo Horizonte pelos vereadores Jorge Santos e Cleiton Xavier. O projeto foi aprovado em dois turnos no Parlamento, mas ficou decidido que só haverá mudança se a população aprovar através de referendo.
Como funcionará a votação?
Depois de votar para vereador e prefeito, o eleitor belo-horizontino terá que responder uma última pergunta, que aparecerá na urna eletrônica da seguinte maneira:
- Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte? 1 para ‘SIM’ e 2 para ‘NÃO’. A tecla BRANCO representará o voto em branco.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!