Uma análise feita com dados da ferramenta Simulador Sisu, disponível na plataforma Enem MG, após Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na rede estadual de educação, aponta que 60% dos estudantes de escolas públicas estaduais têm notas para entrar em Universidades públicas.
A ferramenta foi disponibilizada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG), em parceria com a Editora Estudo Play. A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, afirma que:
“Essa inovação permite aos estudantes visualizar claramente suas oportunidades de entrar na universidade conforme seu desempenho. A cada nova avaliação, eles podem verificar sua pontuação e avaliar se estão no caminho certo para garantir uma vaga”.
Leia também:
- Berço de Mariana, bairro ‘Prainha’ ganha destaque em exposição permanente da Câmara
- ‘Nos trilhos do tempo’: exposição conta história ‘simbiótica’ entre Câmara e cidade de Mariana
Os simulados permitem uma preparação focada, onde o estudante encontra seus pontos fortes e fracos. Os dados também contribuem para os professores prepararem aulas direcionadas.
O primeiro simulado aconteceu em maio deste ano e mais de 155 mil alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram. Eles receberão um certificado contendo informações detalhadas sobre o seu desempenho e propostas de cursos e universidades onde seriam aprovados.
Vanessa Nicoletti, diretora de Ensino Médio da SEE/MG, espera que estes certificados possam ser estimulantes para os alunos nesta reta final de preparação para o Enem. “Já temos mais de 60% dos alunos com altas chances de ingressar em uma universidade pública, e nosso intuito é que esse número aumente”, destaca a diretora.
Além do Simulado, aconteceu nesta terça-feira (13), o primeiro Teste de Redação do Enem, no qual os participantes puderam treinar a produção de textos dissertativos-argumentativos com o tema “Caminhos para uma educação voltada ao desenvolvimento sustentável no Brasil”.
Aulão para o Enem em Ipatinga – Foto: Divulgação SEE/MG
Participaram cerca de 185 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O teste foi feito no mesmo molde do Enem. Os participantes receberam uma folha com texto motivador, uma para rascunho e um para a entrega do texto.
“Os testes de redação são uma oportunidade de os estudantes exercitarem a produção de texto dissertativo-argumentativo. Além disso, os professores têm acesso ao relatório de desempenho da turma, o que permite um trabalho direcionado para as reais necessidades de aprendizagem dos estudantes”, disse Erik Anderson, diretor pedagógico do Estudo Play.
Para ter mais agilidade nas correções, ela terá o auxílio de Inteligência Artificial.
A parceria com a Estudo Play traz para os alunos, além dos simulados, aulões presenciais e on-line, para complementar os preparativos para o Enem. Elas são transmitidas ao vivo das 14h às 17h nos canais do Youtube da Estudo Play e da Secretaria de Educação. Os alunos também podem acessar através do aplicativo Enem MG, lançado no início do ano.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] 60% dos estudantes da rede estadual têm nota para garantir vaga em universidades públicas, aponta… […]