Escola de Minas lança livro em comemoração aos seus 150 anos

A Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) lançou ontem (6), data que se celebra os 150 anos da publicação do Decreto Imperial que criou a instituição, o livro “Escola de Minas de Ouro Preto – Livro do Sesquicentenário”. O lançamento teve o primeiro evento realizado na sala da Congregação da antiga sede Escola de Minas, Palácio dos Governadores em Ouro Preto e hoje (7), acontecerá às 19h no Palácio da Liberdade, Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Durante o evento, a Diretoria da Escola de Minas fará a doação de um exemplar para cada docente e técnico administrativo da instituição que estiverem presentes. Hoje (7), o evento é fechado para convidados, autoridades presentes e imprensa.

No dia 22, o livro será lançado na Livraria da Rua, das 11h às 15h, localizada na rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários, Belo Horizonte. Além dessa data, também terá outra a ser confirmada, em Ouro Preto.

Escrito por Uoster Zielinski e publicado pela Editora Miguilim, a obra celebra os 150 anos de existência Escola de Gorceix, recheada por 715 fotos e ilustrações, em que o leitor vai conhecer a história de como o normalista francês Claude-Henri Gorceix, fundou a Escola de Minas de Ouro Preto a convite de D. Pedro II, em 1876.

Leia também:

A narrativa também conta as várias conquistas e reconhecimentos da Escola de Minas no Brasil e no mundo, além de curiosidades históricas, como a decisão da direção da Escola em permanecer em Ouro Preto depois que a capital do Estado foi transferida para Belo Horizonte, seu desenvolvimento acadêmico depois de ocupar o antigo Palácios dos Governadores em Ouro Preto, sua integração ao sistema de Universidades Federais em 1969, entre outros assuntos.

A história da Escola de Minas de Ouro Preto está diretamente ligada à história do desenvolvimento acadêmico de qualidade e da pesquisa científica da maior nação da América do Sul. A decadência do ciclo da mineração do ouro e o alto custo de importação do ferro da Suécia, fez com que a coroa portuguesa percebesse que seria necessário investir em processos de extração e na formação de cientistas nacionais para desenvolver o setor mineral do Brasil Colônia.

Atualmente, a Escola de Minas oferece dez cursos de graduação, sendo eles:

– Engenharia Ambiental; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Engenharia Geológica; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Minas; Engenharia de Produção e Engenharia Urbana.

Além de 17 cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, a Escola oferece 11 mestrados e 6 doutorados acadêmicos, para mais de 4.000 alunos instalados em sua antiga sede e no campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Escola de Minas lança livro em comemoração aos seus 150 anos”

  1. […] Escola de Minas lança livro em comemoração aos seus 150 anos […]

Leave a Comment