Com 473 pacientes, sendo 99% oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Belo Horizonte e de mais 20 cidades da RMBH, a unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) vai inaugurar um espaço de leitura com mais de 1,2 mil títulos entre romances, contos e poesias amanhã, 24 de outubro. O acervo é fruto de doação de uma rede de parceiros da instituição filantrópica e também do serviço Caixa Estante, do governo do Estado. Para marcar a data e incentivar os frequentadores do local a adotarem a prática, será realizado o espetáculo Serões de Contos, com a narradora de histórias Aline Cântia e o músico Chicó do Céu. A unidade fica na Avenida do Contorno, 4788, no bairro Funcionários. A cerimônia vai acontecer a partir das 9 horas.
“Para nós do Hospital Evangélico, é uma honra unir tantos parceiros para inaugurar o nosso terceiro espaço de leitura. O projeto Lendo e Aprendendo é uma oportunidade para oferecer mais que o tratamento médico e hospitalar para nossos pacientes. Acreditamos que, por meio da leitura, tanto aqueles que fazem a hemodiálise conosco como seus familiares e acompanhantes terão momentos de entretenimento e lazer durante o período das três sessões semanais e retornarão para suas casas com ideias novas”, comenta o presidente da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG), entidade mantenedora do HE, Euler Borja.
O projeto Lendo e Aprendendo do HE tem patrocínio da VMG Farmacêutica, e apoio das Livrarias Amadeu, Dona Clara, Moinho do Livro, Savassi e, ainda, Colégio Santo Antônio, PUC Minas, Faminas e Colégio Batista. O espaço também será equipado com 5 Kindle e 5 mp3 para os pacientes que têm capacidade de visão baixa. Para maior conforto e segurança, os móveis atendem os requisitos de uma unidade de saúde, quanto à limpeza.
O acervo vai crescer no primeiro dia de funcionamento, com a doação de exemplares do livro Diálise de Vida, do ex-paciente de hemodiálise, Sandro Aloísio Matilde, que registrou na obra a sua experiência ‘na máquina’. “Ao contar a minha trajetória até o transplante, acredito que posso ajudar muitos pacientes”, comemora.
Leia também:
- ‘Acordo mais favorecerá estado e federação que Mariana’, diz vereador sobre repactuação
- Polícia prende dois e recupera JBL furtada em Mariana
Caixa Estante
Parte importante do acervo do espaço de leitura é proveniente da Caixa Estante, resultado da parceria do HE com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com patrocínio da Cemig. Criado em 1969, o serviço tem a missão de expandir o alcance da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade para leitores em potencial que, por algum motivo, não conseguem ir ao local.
Gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública de Minas Gerais, setor responsável pelo serviço de Caixa Estante, Gildete Veloso comemora o terceiro box de livros instalado em unidades de Nefrologia do Hospital Evangélico, apenas neste ano.
“A gente quer que o hábito da leitura contribua para deixar o ambiente mais leve e propício para a recuperação e que seja uma oportunidade de crescimento humano para os pacientes e seus acompanhantes, que passam um tempo grande na unidade, por causa do tratamento em hemodiálise”, ressalta. Para mobilizar o público, o serviço promove atividades de incentivo como apresentações artísticas.
Atualmente, o HE é o maior fornecedor do SUS de Minas Gerais para serviços da especialidade de Nefrologia, com mais de 3500 pacientes atendidos. Além da unidade Contorno, a instituição mantém outras três unidades em Venda Nova, Contagem e Betim, na RMBH.
Hospital Evangélico
Instituição filantrópica privada fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2023, realizou mais de 1,3 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, é referência em atendimentos de Nefrologia e para o SUS no Estado e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS, no país. Atualmente, a rede tem mais de 2,6 mil colaboradores.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.