A Estação Ferroviária de Monsenhor Horta, distrito de Mariana, foi entregue revitalizada à comunidade no sábado (19). O imóvel, construído em 1923 e desativado desde os anos 1980, passou por um amplo processo de restauro conduzido com o acompanhamento da Prefeitura de Mariana e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat). As obras foram realizadas pela Samarco Mineração, como parte do Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce.
A intervenção preservou as características arquitetônicas originais da estação e incluiu melhorias estruturais como a recuperação do telhado, renovação do piso, instalação de novas redes elétrica e hidrossanitária, sistema de combate a incêndio, câmeras de segurança e infraestrutura de conectividade. O espaço também foi adaptado com banheiros acessíveis, rampas e paisagismo na área externa, com bancos e gramado.
Leia também:
- Dupla armada rende comerciante em roubo de joalheria em Ouro Preto
- Radares da BR-040 começam a funcionar; veja onde estão
O prefeito Juliano Duarte (PSB) informou que a estação se tornará um espaço de uso coletivo. Estão previstas oficinas de costura e produção de alimentos, incluindo a retomada do tradicional vinho de jabuticaba, valorizando a economia local e o patrimônio imaterial do distrito. A cozinha industrial aprovada pela Anvisa será utilizada para ações de capacitação e geração de renda.
A cerimônia teve apresentações culturais, com o Grupo de Dança da Fita e o Circo Volante. O local deve se tornar também um ponto turístico, fortalecendo a identidade cultural e a memória de Monsenhor Horta.
A Estação Ferroviária de Monsenhor Horta foi uma das paradas do ramal Ponte Nova da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ligando Mariana a Miguel Burnier. Com sua revitalização, o espaço volta a integrar o cotidiano da comunidade, resgatando parte da história ferroviária de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.