A histórica Estação Ferroviária de Monsenhor Horta, em Mariana, está prestes a ser devolvida à comunidade, após ser restaurada. No último dia 12, foi realizado um checklist técnico para vistoria final da obra, um passo essencial antes da entrega oficial do espaço.
Iniciado em 2019, o restauro foi desenvolvido pela Reparação Bacia do Rio Doce, como contrapartida exigida pelo COMPAT-Mariana para a aprovação do Licenciamento Ambiental do Reassentamento de Paracatu de Baixo. O projeto foi concebido a partir das solicitações da Prefeitura de Mariana, com o objetivo de recuperar a estação, que há anos estava sem uso e sofria saques e depredações.
Leia também:
A revitalização do espaço resgata um patrimônio cultural e dá um novo significado a estação. O local abrigará uma escola de processamento de produtos agrícolas e produção para comercialização, além de um centro cultural e de vivência. A iniciativa busca valorizar os modos de vida tradicionais da região, oferecer capacitação profissional e contribuir para o aumento da renda da comunidade.
A vistoria contou com a presença de representantes da Prefeitura de Mariana, incluindo as Secretarias de Obras, Agricultura e Patrimônio Cultural e Turismo, além do COMPAT e dos responsáveis técnicos pelo projeto. Durante a inspeção, foi levantada a necessidade de um plano de proteção e manutenção contínua da estação, para garantir a preservação à longo prazo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.