Stéfany Coura Coimbra, nascida em Ouro Preto, ex-aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e atualmente estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), se destaca como a única representante do estado de Minas Gerais na 9ª edição do Seeds for the Future, programa global de intercâmbio cultural e profissional promovido pela Huawei. Stéfany foi uma das 50 estudantes selecionadas de todo o Brasil para participar do programa em setembro de 2023.
O projeto desenvolvido pela equipe de Stéfany, denominado TrashTrack, concentra-se na coleta e monitoramento inteligente de resíduos urbanos. O sistema inovador visa contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 11 da ONU, oferecendo soluções inteligentes de rotas e coleta de dados para melhorar questões relacionadas à saúde, bem-estar e sustentabilidade em áreas urbanas.
Os interessados em apoiar os estudantes brasileiros nessa jornada podem participar da votação nos links disponíveis. A contagem dos votos será realizada em duas plataformas, proporcionando uma ampla participação:
- Instagram (clique no vídeo do reels e, abaixo, próximo à descrição, terá a opção “Votar”):
- https://www.instagram.com/reel/C1ttx36hXkp/?igsh=MWNpdHUyMDdzZDlqMA%3D%3D
- X Twitter (basta votar na enquete)
- https://twitter.com/huawei/status/1743203543970983994?s=46&t=2qEcYfEWbLkuyMRiS9lmA
A votação popular vai até as 12h de hoje. A empresa chinesa vai computar os votos das duas plataformas.
A equipe brasileira, composta também por Ana Júlia Mendes, Gabriel Izaac Norberto de Carvalho, Guilherme Correia Tapajós Araújo, Helen Bento Cavalcanti, Jenifer Toledo e Julianna Maria dos Reis, se destacou nacionalmente, alcançando o segundo lugar durante a semana do programa.
Leia também:
- Carnaval de Ouro Preto: Confira a programação da Liga dos Blocos
- Criolo, Geraldo Azevedo, Chico César e Maneva se apresentarão em Ouro Preto em Abril
Stéfany explica ao site da UNIFEI: “Ficamos em segundo lugar nacional durante a semana do programa e nos apaixonamos pelo problema. Um pouco depois, houve a abertura das inscrições para a competição global, e nos inscrevemos.” Entre mais de 150 equipes de todo o mundo, o time brasileiro foi selecionado como um dos 10 finalistas na Tech4Good Global Competition da Huawei.
Agora, Stéfany e sua equipe contam com o apoio do público para vencer a competição. Os interessados em apoiar o projeto TrashTrack podem participar da votação nos links disponíveis. A contagem dos votos ocorrerá em duas fases: na primeira etapa, de hoje até 08/01, e os três times mais votados competirão na segunda fase, de 08/01 até 11/01, para decidir os dois vencedores finais.
A participação de Stéfany no Seeds for the Future destaca não apenas sua excelência acadêmica, mas também o potencial inovador dos estudantes brasileiros. A conquista do primeiro lugar proporcionará à equipe brasileira uma viagem à China e a oportunidade de aprimorar ainda mais seu projeto e conhecimentos em tecnologia.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.