Na última semana (09,12), aconteceu a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), evento em Belo Horizonte realizado anualmente pelo IBRAM, que conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor da mineração.
O evento conta com uma feira de exposição internacional e congressos, em que temas de interesse são debatidos. Durante o congresso, funcionários da Samarco dividiram o palco com especialistas e representantes do setor produtivo e tiveram a oportunidade de expor temas como: “Diversidade, Equidade e Inclusão – Uma visão compartilhada sobre o futuro: como seremos reconhecidos em 2030?”, “Formação e substituição de mão-de-obra técnica para o controle de qualidade nas empresas de mineração: desafios e oportunidades” e “Estações de Tratamento Natural de Efluentes em Camargos”.
A empresa também se retratou em relação ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, crime socioambiental cometido em 2015. Rosane Santos, responsável pela diretoria de Sustentabilidade da Samarco se pronunciou: “Jamais será esquecido. A empresa aprende e ressignifica no dia a dia. A reparação é um habilitador do nosso negócio”.
Nesta edição, além da participação nos painéis e apresentações, a Samarco conquistou o primeiro lugar com o “Prêmio Boas Práticas na Mineração”, em duas categorias: Segurança Ocupacional, com o trabalho “Inteligência Artificial para segurança ocupacional nos restaurantes da Samarco”, e ficou em segundo lugar no prêmio Eficiência Energética, com o trabalho “Aumento da eficiência energética e redução de emissões com alterações na matriz de insumos da Samarco”.
A exposição também contou com parceiras sociais: EmpreenDelas, de Antônio Pereira (MG) e Artesanato de Mãe-Bá, de Mãe-Bá (ES), que tiveram a oportunidade de expor seus projetos e produtos nos estandes sociais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.