Fake News impactam a imunização efetiva contra a dengue

De acordo com uma pesquisa realizada pelo InstitutoIpsos e encomendadapela biofarmacêutica Takeda, com a colaboração da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em que 2 mil brasileiros foram entrevistados, sendo 43% da região Sudeste, 86% dos brasileiros da região confiam na vacinação contra a dengue, mas as fake news impactam a imunização efetiva.

A população do Sudeste se destaca pelo alto nível de engajamento com o tema da dengue, com 81% afirmando buscar informações sobre a doença, acima da média nacional de 76%. Apesar do interesse elevado por campanhas de vacinação em geral e informações sobre vacinas nas redes sociais, o Sudeste registra o maior índice de medo em relação às vacinas em geral, com 31% da população expressando essa preocupação, frente a 29% da média nacional.

Leia também:

Ao serem perguntados se receberam alguma fake news ou desinformação sobre vacinas em geral por diferentes canais – internet, redes sociais, WhatsApp,amigos ou familiares, imprensa, 3/4 dos entrevistados do Sudeste afirmaram já terem sido impactados por esse tipo de conteúdo, sendo esse índice maior em relação à população geral.

“A pesquisa demonstra que, apesar do aumento da conscientização sobre os riscos da dengue, muitos brasileiros ainda enfrentam barreiras para se vacinar devido ao impacto das fake news, que atingem 42% dos entrevistados da região Sudeste relatando o recebimento de informações falsas sobre vacinasem geral pelas redes sociais”, afirma Juliana Siegmann, pesquisadora do Ipsos. “Esse dado ressalta a importância de um acesso qualificado à informação”.

A pesquisa também avaliou os sentimentos despertados pelas informações sobre vacinas em geral nas redes sociais entre os entrevistados do Sudeste. O presidente da SBI, Alberto Chebabo, analisa que “a alta taxa de confiança na vacinação é um passo importante na luta contra a dengue, mas precisamos combater a desinformação que ainda desencoraja uma parcela significativa da população a levar o público elegível para receber a vacina contraa dengue no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Fake News impactam a imunização efetiva contra a dengue”

  1. […] Fake News impactam a imunização efetiva contra a dengue […]

Leave a Comment