O presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Wirley Rodrigues Reis, esteve em Pernambuco para uma série de encontros institucionais voltados ao fortalecimento da cooperação cultural entre os estados de Minas Gerais e Pernambuco. A agenda incluiu visitas a quatro cidades: Bonito, Caruaru, Recife e Olinda, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
Os encontros também contaram com a participação da diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da Faop, Liliane Moret, e o produtor cultural da Fundação, Sebastião Lindoberg.
Durante a viagem, foram assinados protocolos de intenções que visam promover intercâmbios artísticos, residências culturais, exposições e apresentações de artistas mineiros e pernambucanos, com o objetivo de ampliar a circulação e a valorização das expressões artísticas de ambos os estados.
Leia também:
“Nosso objetivo é construir pontes que fortaleçam a cultura, a arte e o patrimônio, criando oportunidades para que artistas e agentes culturais possam desenvolver seus trabalhos e alcançar novos públicos”, afirmou o presidente da Fundação, Wirley Rodrigues Reis.
As parcerias preveem intercâmbios culturais, ocupação de espaços da Faop como na Galeria de Arte Nello Nuno, além de ações em eventos tradicionais, como o Sextas Abertas, com apresentações musicais, oficinas e exposições, e residências artísticas no Núcleo de Arte e Ofícios com a participação de grupos pernambucanos em Minas Gerais, incluindo expressões tradicionais do Carnaval de Olinda, como os bonecos gigantes.
Wirley acrescentou que Minas Gerais e Pernambuco compartilham uma riqueza cultural singular, e o intercâmbio entre estes estados é uma forma de valorizar essa diversidade e potencializar a criação artística.
“Ao lado das instituições pernambucanas, estamos empenhados em criar ambientes favoráveis e parcerias sólidas, que assegurem não apenas a circulação de artistas e projetos, mas também a consolidação de políticas públicas para a cultura. Acreditamos que a arte é um patrimônio vivo, capaz de unir territórios, promover o desenvolvimento humano e projetar nossos talentos no Brasil e no mundo”.
A agenda incluiu ainda visitas a importantes centros de referência cultural, como o Alto do Moura, em Caruaru, considerado o maior centro de arte figurativa da América Latina, com obras de Mestre Vitalino, Mestre Galdino e outros mestres populares. Também foram visitados patrimônios vivos da cultura pernambucana, como a Mestra Terezinha, do artesanato de Caruaru.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
