A Festa do Reinado começou neste domingo (4), na Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto, com a Bênção ao Reinado que marcou a abertura oficial da celebração dedicada a Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. Após a cerimônia, houve procissão com a participação de guardas de congado, fiéis e moradores.
Reconhecida como Patrimônio Imaterial do município desde 2019, a Festa do Reinado celebra o reinado de Chico Rei e abre o calendário cultural da cidade. A programação se estende até 11 de janeiro, com atividades religiosas, culturais e formativas.
Durante a abertura, o diretor de Promoção e Igualdade Racial e capitão da Guarda de Moçambique, Kedison Guimarães, destacou o início das ações: “Iniciamos hoje o nosso reinado. No decorrer da semana, temos palestras, exibição de documentário, oficina de percussão e, no domingo, o grande dia festivo, com a presença de várias guardas de Congo, Moçambique e Caboclo.”
O prefeito Angelo Oswaldo também comentou o início da Festa do Reinado em 2026. “Foi uma abertura com celebração na Igreja Matriz de Santa Efigênia, acolhendo o Congado, o Moçambique e dezenas de fiéis. A festa terá uma semana de eventos e culminância no domingo com desfile do Reinado do Rosário, trazendo grupos de todo o estado”, disse.
Leia também:
- Celebridades escolhem Ouro Preto para comemorar o fim de ano
- Manutenção no desvio da BR-356 terá sistema “pare e siga” entre 5 e 20 de janeiro
Entre os participantes, Isabela relatou a experiência de acompanhar a celebração: “Para mim é uma honra muito grande estar participando e presenciando essa celebração ancestral do reinado. É muita força e espiritualidade presente.”
A programação da Festa do Reinado começou ao meio-dia, com bênção nas escadarias da Igreja de Santa Efigênia, seguida de missa e bênção das bandeiras às 19h. Depois, houve procissão e levantamento das bandeiras no adro da Capela do Padre Faria.
Ao longo da semana, o evento promove exibição de documentários, lançamento de livros, rodas de conversa e palestras sobre afroturismo, protagonismo e empreendedorismo cultural. A Casa de Cultura Negra recebe oficinas de percussão com o Mestre Gilmar de Santana Batista.
A Festa do Reinado segue até o dia 11, quando ocorre o encontro de guardas de Congo, Moçambique e outros grupos tradicionais de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
