Fernando Henrique Cardoso, o FHC, será homenageado em Ouro Preto ao receber a maior honraria do estado de Minas Gerais. O governador Romeu Zema publicou ontem a lista de agraciados com as medalhas e condecorações da Inconfidência, na cerimônia do próximo dia 21. O ex-presidente da república é o grande homenageado desta vez, recebendo no ano seguinte a Michel Temer, outro chefe de estado condecorado, que recebeu em 2023. A sua presença não foi confirmada pelos meios de comunicação do estado. Aos 92 anos, FHC não aparece publicamente com frequência.
A ideia é a de homenageá-lo pelos 30 anos do Plano Real, completados em 2024. Foi em 1994 que a moeda brasileira mudou. À época, o ex-presidente era ministro da Fazenda no governo do mineiro Itamar Franco. Em 2023, a lista contava com Temer, Moro e outros políticos alinhados com o espectro político de Zema, como Luciano Bivar. Desta vez, a escolha por FHC demonstra um cuidado do governador em agradar grandes lideranças do país, já costurando apoios para 2026.
Leia também:
- Para todos os gostos! Padre Fábio de Melo e Xamã em Mariana no Festival da Vida
- Mais de 260 vagas de emprego disponíveis em Ouro Preto
O Governo de Minas realiza a entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto, honrando personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do país, como parte da Semana da Inconfidência em Conexões. O evento, conduzido pelo governador Romeu Zema, ocorre no Centro de Artes e Convenções da Ufop, com a transferência simbólica da capital para Ouro Preto.
São entregues 170 condecorações, incluindo o Grande Colar para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A cerimônia também homenageia a poetisa Bárbara Heliodora e promove uma reparação histórica ao reconhecer sua participação na Inconfidência. A Semana da Inconfidência em Conexões fortalece a cultura, a educação e o turismo, conectando Ouro Preto e Tiradentes e promovendo o desenvolvimento artístico e econômico do estado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] FHC será homenageado com o Grande Colar da Inconfidência em Ouro Preto […]