Conexões, filme desenvolvido pelo projeto WebCINE TV UFOP, será lançado no dia 21 de agosto, às 19h, no Cine Vila Rica – Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. A produção, dirigida pelo professor Adriano Medeiros da Rocha, conta com o apoio do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC).
Conexões apresenta reflexões sobre identidade, pertencimento e meio ambiente. A trama acompanha Nicolau, vivido por Wilton Araújo, um septuagenário que mora em uma região rural isolada. Apesar do abandono do filho, que partiu para a cidade em busca de outro estilo de vida, ele permanece em sua terra, em sintonia com a natureza. Sua relação com o território é marcada pela inspiração em sociedades indígenas, onde a conexão com a Terra-Mãe é central.
A chegada do neto Jonathan, interpretado por Luan Ramos Alves, traz mudanças ao cotidiano de Nicolau. O jovem, vindo da cidade, representa o choque entre ruralidade e urbanidade, tradição e modernidade. Aos poucos, ele resgata memórias de infância ligadas à natureza e se reaproxima do avô, até revelar um segredo guardado por anos. No enredo, a natureza se torna um personagem simbólico, quase místico, que orienta os rumos da narrativa.
As filmagens de Conexões ocorreram em 2024 no Parque Estadual do Itacolomi, com autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Durante seis dias de trabalho ininterrupto, a equipe enfrentou longas caminhadas em terrenos acidentados e precisou adaptar a alimentação para suportar os deslocamentos.

Leia também:
- Carro capota e para de cabeça para baixo em ladeira de Ouro Preto
- Mariana: Homem é flagrado em ato obsceno dentro de ônibus
Para o ator Wilton Araújo, a experiência de gravação de Conexões foi única: “Eu não fazia ideia da dimensão deste enredo que me levaria a algo tão belo e desconhecido como foi a jornada ao Pico do Itacolomi. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, foi uma aventura emocionante, que ficará registrada em nossas vidas para sempre”.
O lançamento do filme “Conexões” integra o Movimento UFOP é cinema, que busca consolidar a criação do bacharelado em Cinema e Audiovisual na universidade. A sessão será gratuita e aberta ao público. Outras informações podem ser solicitadas ao professor Adriano Medeiros, pelo e-mail: adrianomedeiros@ufop.edu.br.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
