O Governo de Minas anunciou neste domingo (14) que Leônidas de Oliveira deixa o cargo de secretário de Estado de Cultura e Turismo. O desligamento foi feito a pedido do próprio gestor e será concluído nos próximos dias.
À frente da pasta desde 2020, Leônidas deixa Cultura e Turismo de Minas após implementar ações de descentralização de recursos, ampliar programas de valorização regional e atuar para o reconhecimento internacional de patrimônios mineiros. Entre os destaques de sua gestão está o tombamento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, inscritos em 2024 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Leia também:
- Ouro Preto: Atleta de 18 anos morre em acidente
- BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana será leiloada em São Paulo
Natural de São Gotardo, Leônidas deixa Cultura e Turismo com experiência acumulada em diferentes frentes da área. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura e da Belotur, em Belo Horizonte, além de ter ocupado cargos de relevância nacional, como presidente interino da Embratur, diretor-executivo da Funarte e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Ele é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, na Espanha.
Durante a gestão, Leônidas deixa Cultura e Turismo de Minas em posição de destaque no cenário nacional, com o estado alcançando o topo dos mais visitados por turistas no Brasil. O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões agradeceram sua contribuição e ressaltaram o trabalho de valorização da cultura regional e do turismo mineiro.
Até a definição de um novo titular, a secretária-adjunta Josiane de Souza assume interinamente a condução da pasta. O Governo de Minas informou que divulgará novas informações em momento oportuno.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
