O Grande Hotel Ouro Preto celebra seus 80 anos de história com o lançamento de um livro comemorativo, marcado para o dia 2 de agosto, às 19h30, nas dependências do próprio hotel. A publicação resgata imagens, documentos e relatos sobre o edifício que se tornou ícone do modernismo brasileiro e referência da arquitetura nacional.
Projetado em 1938 pelo jovem arquiteto Oscar Niemeyer, a pedido de Lúcio Costa e com paisagismo original de Burle Marx, o Grande Hotel foi a primeira obra hoteleira moderna do país e marco na transformação da hotelaria brasileira, ao introduzir suítes com sobrelojas. A construção integra um esforço conjunto entre o governo federal e o governo de Minas para fomentar o turismo em cidades históricas.
Leia também:
- Três crimes em um dia: homem é preso em Ouro Preto
- Após morte de paciente, prefeito de Mariana demite médico por omissão na UPA
Com linhas retilíneas elevadas sobre pilotis e fachadas de vidro com vista para o centro histórico, o edifício rompeu intencionalmente com o estilo colonial predominante, buscando diálogo e contraste com o barroco mineiro. Sua localização estratégica, próxima à Casa dos Contos e a importantes pontos turísticos, oferece aos visitantes fácil acesso ao patrimônio da cidade.
O evento de lançamento da obra destaca o legado cultural e turístico do Grande Hotel Ouro Preto, relembrando também a intervenção feita por Oscar Niemeyer em 1995, quando o arquiteto redesenhou detalhes das paredes do edifício com suas características curvas e formas femininas. Além disso, ele atualizou o projeto original, adicionando a área da piscina e o novo anexo com 29 apartamentos.
O livro é uma homenagem ao passado e um testemunho do papel que o Grande Hotel Ouro Preto desempenha há oito décadas na preservação da história e no desenvolvimento do turismo cultural no Brasil. A entrada para o lançamento é gratuita.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
