O Museu Boulieu, de Ouro Preto, anunciou o seu calendário de eventos para 2023/24 e entre as atrações apresentadas, duas se destacaram: Gregório Duvivier e Conceição Evaristo. A divugação dos convidados foi feita em coletiva de imprensa realizada hoje (3). Os notáveis artistas estarão na Cidade Patrimônio graças ao projeto “Sílabas e Sons”, idealizado pelo professor da PUC Rio Júlio Diniz.
Leia também: Ouro Preto é a coisa mais famosa de Minas Gerais de acordo com IA
O ator Gregório Duvivier estará em Ouro Preto no mês de Outubro, mais precisamente no dia 18, já a escritora Conceição Evaristo estará no Museu Boulieu no mês de dezembro, no dia 6. Ambos estarão a disposição da plateia para conversar sobre os mais diversos temas, em especial suas respectivas obras.
Neste mesmo palco já passaram: Zezé Motta, Paulinho Moska, Toni Garrido, Danilo Kalil, entre outros grandes artistas. Ao apresentar o calendário do projeto “Sílabas e Sons”, Júlio Diniz destacou a biografia dos nomes que já estiveram presentes e dos que virão. De acordo com o curador do evento, todos são seus amigos e apresentam diversas vozes da brasilidade.
O projeto em questão visa trazer para discussão temas que envolvam a responsabilidade social, através de um formato dialógico, não de apresentação. Os convidados estarão a disposição do público para conversar sobre Brasil, carreira, temas relevantes e etc. Com isso, tanto o Museu como o idealizador do “Sílabas e Sons” visam trazer o que ele chama de “cultura coral” para a cidade de Ouro Preto.
CONCEIÇÃO EVARISTO: UMA DAS MAIORES ESCRITORAS DO BRASIL ESTARÁ EM OURO PRETO
Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte em 1946, e migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Ela é graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense e é mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996). Também é doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), que estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
Conceição Evaristo é uma escritora versátil, cultivando a poesia, a ficção e o ensaio. Sua carreira literária teve início em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Ela é uma participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, e seus textos vêm angariando cada vez mais leitores no Brasil e no exterior.
Leia também: Lei que regulamenta mesas e cadeiras nas ruas é aprovada em Ouro Preto
Seu romance de estreia, Ponciá Vicêncio (2003), teve boa acolhida de crítica e de público, e foi incluído nas listas de diversos vestibulares de universidades brasileiras. Seu segundo romance, Becos da memória (2006), trata do drama de uma comunidade favelada em processo de remoção, abordando o tema do racismo e do sexismo, assim como em seus contos de Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) e Olhos D’água (2014), que foram finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Contos e Crônicas”.
Conceição Evaristo recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais em 2018 pelo conjunto de sua obra e, desde então, três de seus livros foram traduzidos para o francês e publicados em Paris pela editora Anacaona. Em 2017, o Itaú Cultural de São Paulo realizou a Ocupação Conceição Evaristo, contemplando aspectos da vida e da literatura da escritora.
GREGÓRIO DUVIVER: UM MULTITALENTOSO ARTISTA EM OURO PRETO
Gregório Duvivier é um ator, comediante, escritor e ativista brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1986. Ele é filho do poeta, escritor e tradutor André Duvivier e da cantora Olivia Byington.
Gregorio se formou em Letras pela PUC-Rio e, em seguida, estudou teatro na CAL – Casa de Arte das Laranjeiras. Ele iniciou sua carreira na comédia em 2006, quando fundou o grupo “Porta dos Fundos” junto com outros comediantes, como Fábio Porchat e Antonio Tabet.
Em 2012, o Porta dos Fundos lançou seus primeiros vídeos na internet, rapidamente se tornando um grande sucesso no Brasil. O grupo ganhou prêmios e foi reconhecido internacionalmente, tendo sido o primeiro canal brasileiro a ganhar o prêmio “YouTube Diamond Play Button” por atingir 10 milhões de inscritos em seu canal.
Leia também: Ouro Preto: pesquisa irá monitorar fluxo turístico na cidade
Além do trabalho com o Porta dos Fundos, Gregorio Duvivier atuou em diversas peças de teatro, filmes e séries de TV, como a série “A Grande Família” e o filme “Desculpe o Transtorno”. Ele também é escritor, tendo publicado livros de poesia, como “Put Some Farofa”, e crônicas, como “Ligue os Pontos”.
Gregorio Duvivier é conhecido por sua posição política e por seu ativismo em questões sociais, tendo participado de diversas manifestações e campanhas. Ele é um crítico ferrenho do governo Bolsonaro e tem sido ativo na defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos.
Atualmente, Gregorio Duvivier continua trabalhando no Porta dos Fundos e em projetos pessoais, além de se dedicar ao ativismo político e social. O seu sucesso mais recente é o “Greg News”, programa que após grande sucesso na internet, saiu do Youtube para a HBO.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Gregório Duvivier e Conceição Evaristo estarão em Ouro Preto em 2023 […]