O Grupo Avante inaugurou, nesta quarta-feira (27), o Centro de Distribuição Avante (CDA), em Joaquim Murtinho, distrito de Congonhas, após 26 meses de obras e um investimento de R$ 480 milhões. O terminal intermodal tem capacidade para movimentar 12 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e promete agilizar o escoamento da produção mineira para os portos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O empreendimento conecta as principais ferrovias que cortam Minas Gerais — Vitória a Minas (Vale), Centro-Atlântica (VLI) e Malha Regional Sudeste (MRS) — além da BR-040, funcionando como um ponto estratégico de interseção logística.
Leia também:
Segundo Guilherme Lobato, sócio e diretor do Grupo Avante, a estrutura foi projetada para atender às próprias operações do grupo, mas também poderá beneficiar o mercado. “Ele nasceu para suportar nossas operações, mas como existe capacidade adicional, vai atender também ao mercado”, afirmou.
O CDA interliga linhas ferroviárias que antes não tinham comunicação, criando uma alternativa mais ágil e eficiente de transporte do minério de ferro. O acesso facilitado a rodovias e ferrovias garante maior flexibilidade logística, consolidando o distrito de Joaquim Murtinho como um novo polo de escoamento da produção mineral no Estado.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.

[…] Grupo Avante inaugura terminal de R$ 480 milhões em Congonhas […]