Durante solenidade realizada na sexta-feira (11), a Câmara Municipal de Ouro Preto entregou o Título de Cidadania Honorária e o Diploma de Honra ao Mérito em homenagem a mais de 50 pessoas e entidades que contribuíram com a cidade em diferentes áreas. A cerimônia ocorreu no Centro de Artes e Convenções da UFOP, como parte da programação do aniversário de 314 anos de fundação do município.
Entre os homenageados com a Cidadania Honorária, estiveram o deputado federal Paulo Abi-Ackel, o desembargador Pedro Aleixo e representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), além de um representante da imprensa ouro-pretana, o diretor da Rádio Real F.M, Gilson Fernandes, homenageado com a Cidadania Honorária.
O reitor Luciano Campos da Silva foi reconhecido por sua atuação na valorização da educação pública e na defesa da ciência como instrumento de transformação social. Também foram agraciados os professores Aisllan Diego de Assis, Andrea Gomes Campos, Ricardo Azoubel da Mota Silveira, Zara Figueiredo Tripodi e José Álvaro Tadeu Ferreira, conhecido como “Bob”.

Leia também:
- Mãe denuncia abuso infantil em escola de Conselheiro Lafaiete
- Engenheira denuncia caso de capacitismo durante show do Capital Inicial em Ouro Preto
A cerimônia contou com a presença de todos os vereadores ouro-pretanos. As indicações foram feitas individualmente pelos parlamentares, que destacaram as contribuições dos homenageados em áreas como educação, saúde, ciência, tecnologia, direitos humanos e desenvolvimento comunitário.
Em nome dos agraciados com a Cidadania Honorária, o deputado Paulo Abi-Ackel afirmou sentir-se profundamente honrado ao ser oficialmente acolhido como cidadão ouro-pretano. Ele relembrou a relação de sua família com o município, mencionando a atuação de seu pai, Ibrahim Abi-Ackel, como deputado federal votado na cidade, e destacou o valor histórico de Ouro Preto:
“Ser acolhido oficialmente como filho dessa terra enche o meu coração de gratidão e, sobretudo, de responsabilidade”, afirmou durante o discurso.

Representando os homenageados com a Comenda Honra ao Mérito, o secretário de Governo de Ouro Preto, Yuri Borges, ressaltou o papel simbólico da homenagem da Câmara e a importância da harmonia entre os poderes. Em sua fala, destacou:
“A cidade diz parabéns pelo seu trabalho. Agora, continue, porque esse título só nos dá mais vontade ainda de continuar trabalhando”, e em defesa à democracia, complementou: “Aqui em Ouro Preto nós temos guerreiros que amam a nossa cidade, que vão proteger a nossa cidade”.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.