Os programas de TV do Brasil devem a Silvio Santos a reverência eterna. O apresentador, que faleceu na madrugada deste sábado (17), esteve nas telas das famílias brasileiras por mais de 60 anos, criando uma relação simbiótica entre a sua vida e a história do veículo no Brasil. O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), sua casa, presta homenagens desde as primeiras horas de hoje, assim como diversos ícones da cultura popular.
Silvio estava internado há 17 dias no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O Senor Abaravanel foi acometido por uma forte gripe H1N1 e não resistiu as complicações da doença. Contudo, a tristeza de sua morte encontra o sentimento de gratidão de diversos artistas que já conviveram e admiram a história do apresentador.
Ana Maria Braga nunca trabalhou efetivamente com Silvio, mas sempre demonstrou um profundo respeito pela história do artista. Ao comentar a morte de Silvio Santos, expressou seu pesar e destacou a importância dele para a comunicação no Brasil. Ela lamentou a perda de um dos maiores comunicadores do país, alguém que inventou uma forma única de fazer televisão, tornando-a rentável e bem-sucedida.
Leia também:
- Pagode do Resenha’ acontece este domingo no Adro das Dores, em Ouro Preto
- ‘Nos trilhos do tempo’: exposição conta história ‘simbiótica’ entre Câmara e cidade de Mariana
“Sábado de manhã e eu acordo com essa triste notícia. Eu acho que hoje estamos perdendo um dos maiores comunicadores do Brasil, alguém que inventou uma maneira única de fazer uma televisão rentável e de sucesso, que é o Silvio Santos. Então, a gente fica com o coração doído, né?
Quando a gente pensa na história da televisão brasileira, podemos nomear os grandes comunicadores, e ele, sem dúvida, é um dos maiores. Para nós que trabalhamos em comunicação, dá um aperto no peito saber que não vamos mais ouvir aquela risada, não vamos mais ter o prazer de ver as suas estripulias com o Baú da Felicidade, aquele sorriso, aquela risada tão inconfundível e inigualável com a sua plateia.
Enfim, eu acho que o Brasil hoje está mais pobre na comunicação. Eu queria deixar o meu abraço para a linda e maravilhosa família que ele construiu e para todos os funcionários que tiveram o privilégio de conviver com esse homem fantástico.”
Até a TV Globo, maior “rival” do SBT durante décadas, se rendeu ao talento de Silvio Santos e reverenciou o trabalho dele na televisão do Brasil. A empresa publicou várias fotos do apresentador, inclusive do arquivo da emissora.
A Record também publicou:
Silvio Santos, nascido Senor Abravanel em 1930, no Rio de Janeiro, começou sua carreira como locutor de rádio antes de se tornar um dos maiores nomes da televisão brasileira. Em 1961, fundou o Grupo Silvio Santos, que mais tarde deu origem ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), inaugurado em 1981. Como apresentador e empresário, Silvio Santos criou programas de grande popularidade, como o “Programa Silvio Santos”, que se tornou um marco na TV brasileira por suas interações diretas com o público e pela criação de formatos de programas inéditos no país.
Além de ser um fenômeno da comunicação, Silvio Santos também foi um empresário responsável por construir um império de mídia e entretenimento que inclui o SBT e empresas como o Baú da Felicidade e a Liderança Capitalização, que opera a Tele Sena.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.