A Indicação Geográfica (IG) da jabuticaba de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, foi destaque na WTM Latin America 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, em São Paulo. A feira é uma das principais vitrines do turismo internacional na América Latina e deve reunir cerca de 30 mil visitantes durante os três dias de programação.
O produto mineiro foi representado por Saulo Filardi, empreendedor turístico que atua no território entre Itabirito e Ouro Preto. No estande de Minas Gerais, ele apresentou os diferenciais da IG da jabuticaba, abordando a tradição local, o potencial gastronômico da fruta e seus derivados, além de divulgar a Rota Turística Jaguara, que valoriza a identidade regional e o trabalho de pequenos produtores.
Para dar sabor à experiência, o mixologista Cachaceiro, Leo Gomes, preparou um drink à base de cachaça e geleia de jabuticaba da marca Lá do Pé Geleias, oferecendo ao público a oportunidade de provar a fruta em uma combinação exclusiva. A degustação reforçou o valor agregado da IG como ferramenta de fortalecimento da economia criativa e de incentivo ao turismo gastronômico.


Leia também:
- Pratas da Casa: Prefeitura de Mariana cria ‘banco de talentos’ de servidores
- Projeto ‘Prospera Mariana’ é aprovado pela Câmara Municipal
A IG é um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que reconhece oficialmente a origem e a qualidade de produtos ligados a um território específico. No caso da jabuticaba de Cachoeira do Campo, o reconhecimento foi realizado a partir do lançamento dos Signos Distintivos das IGs, como parte do Movimento Indicações Geográficas de Minas Gerais (IGMG). A conquista reforça a identidade dos produtores locais e pode gerar impacto positivo direto na economia regional.
No mesmo espaço da feira, outro símbolo da culinária mineira também ganhou visibilidade: a paçoca de carne de Martinho Campos, considerada patrimônio imaterial. Produzida de forma artesanal e socada no pilão, ela foi apresentada por Simone Teixeira, representante da tradição do município.
Minas Gerais aproveita a WTM para mostrar a diversidade e autenticidade de seus produtos, com destaque para alimentos com Indicação Geográfica, como a geleia de pimenta biquinho de Bento Rodrigues, distrito de Mariana. A presença no evento reforça o papel das IGs como instrumento de valorização cultural, geração de renda e promoção do turismo com identidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.