Minas registra 3,4 mil mortes por infarto no ano

Minas Gerais registra 3,4 mil mortes por infarto no ano

Minas Gerais registrou 9.893 internações e 3.437 óbitos por infarto em Minas no primeiro semestre de 2025, segundo dados preliminares da Secretaria Estadual de Saúde. No mesmo período, também foram contabilizadas 10.378 internações por acidente vascular cerebral (AVC), com 2.030 mortes. Em 2024, os números foram mais elevados: 21.324 internações e 6.379 óbitos por infarto, além de 24.704 internações e 4.180 mortes por AVC.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Apenas no primeiro semestre de 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 1,6 milhão de atendimentos ambulatoriais relacionados ao infarto em todo o país. Em 2024, foram 2,9 milhões de registros e, em 2023, 2,6 milhões. Os óbitos chegaram a 94.008 em 2023 e 93.641 em 2024.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2022, 19,8 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares no mundo, o que corresponde a 32% de todas as mortes globais. Desse total, 85% foram causados por infarto ou AVC, sendo que mais de três quartos ocorreram em países de baixa e média renda.

Leia também:

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) destaca a importância da acreditação hospitalar para a melhoria da qualidade do atendimento em situações críticas como o infarto em Minas. Protocolos clínicos exigidos pela acreditação determinam, por exemplo, que o eletrocardiograma seja realizado em até 10 minutos após a chegada de um paciente com dor no peito.

“Essas medidas salvam vidas, porque permitem decisões ágeis e eficazes”, explica Gilvane Lolato, gerente geral de Operações da ONA. Segundo ele, instituições acreditadas promovem uma cultura de segurança com uso de checklists, fluxos clínicos padronizados e comunicação eficiente entre pronto-socorro e cardiologia.

Gilvane ressalta ainda a necessidade de capacitação constante das equipes multidisciplinares para o reconhecimento rápido dos sintomas do infarto em Minas e também do AVC, garantindo maior segurança no atendimento.

Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são acreditadas, sendo a ONA responsável por 74% dessas certificações. A maioria das instituições certificadas (61%) está concentrada na região Sudeste.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Minas registra 3,4 mil mortes por infarto no ano”

  1. […] Minas registra 3,4 mil mortes por infarto no ano […]

Leave a Comment