Instituto Habitat resgata fauna após acidente com carreta de soda cáustica

Instituto Habitat resgata fauna após acidente com carreta de soda cáustica

Após acidente envolvendo uma carreta carregada com cerca de 40 mil litros de soda cáustica, ocorrido na tarde desta segunda-feira (11) na BR-356, em Ouro Preto, equipes do Instituto Habitat iniciaram ações de resgate de fauna no Rio Ribeirão do Carmo. O trabalho, realizado na segunda e terça-feira (11 e 12), conta com veterinários, biólogos e auxiliares, com o objetivo de tentar salvar animais encontrados com vida e em situação de sofrimento.

Segundo o Instituto, os peixes resgatados são colocados em tanques de suporte e aqueles encontrados sem vida seguem para exames de necropsia. A instituição informou que a ação busca minimizar o impacto ambiental e garantir o direito à vida. “Sabemos o grande desafio e a alta mortalidade devido ao volume e o tipo do componente derramado”, destacou a equipe, que atua em parceria com a Polícia Municipal Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente.

A soda cáustica, ou hidróxido de sódio, é uma substância corrosiva que pode causar sérios danos a rios, alterando o pH, contaminando a água e prejudicando a fauna e a flora. Em contato com a pele ou os olhos, pode provocar queimaduras, além de danos internos se ingerida. O produto não altera a coloração da água, o que dificulta a detecção visual de contaminação.

Leia também:

A Prefeitura de Mariana informou que equipes já realizam análises para verificar a contaminação do Ribeirão do Carmo. O subcoordenador da Defesa Civil de Mariana, André Machado, afirmou que foi comunicado pela Defesa Civil de Ouro Preto sobre o risco de o material atingir o ribeirão, que corta municípios da região. Ele orientou que moradores, garimpeiros e criadores de animais não utilizem a água para nenhum fim até que novos resultados sejam divulgados.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment