Quais são as lutas e objetivos do Itabirito FC na última rodada do Mineiro?

A participação do Itabirito FC na primeira divisão do Campeonato Mineiro 2024 está prestes a terminar, mas ainda existe o risco de disputa do triangular do rebaixamento. A equipe, neste momento, é a 3ª colocada do grupo A, com oito pontos, e ocupa a 7ª colocação geral. Contudo, outras três equipes abaixo do Gato-do-Mato também estão com essa pontuação. O 10º colocado, Ipatinga, está a apenas um ponto do pelotão de cima.

O REBAIXAMENTO

Antes de abordarmos a situação do Itabirito FC, é preciso entender como funciona o rebaixamento no Campeonato Mineiro de 2024. Durante a fase inicial da competição, em vez de simplesmente direcionar o último colocado de cada grupo para a disputa do rebaixamento, os três times com a pior campanha geral são selecionados para participar de um triangular de descenso. Essa escolha considera o desempenho global das equipes, ao invés de se basear exclusivamente na posição final de cada grupo. Nesse triangular, os dois times que apresentarem o pior desempenho são relegados ao Módulo 2 do Campeonato Mineiro na temporada seguinte.

Quais são as lutas e objetivos do Itabirito FC na última rodada do Mineiro?
Situação de momento no Campeonato Mineiro.

Resta apenas uma rodada. E o maior desafio do Itabirito é exatamente o adversário do último jogo. A equipe da Região dos Inconfidentes vai até São João del Rei para enfrentar o Athletic, equipe que luta pela vaga na semifinal. Esse modelo de disputa torna tudo muito complexo, para dizer o mínimo. O Athletic é o segundo colocado do grupo C, com 10 pontos, 2 à frente do Patrocinense. Com isso, tanto o Itabirito quanto o alvinegro são adversários indiretos do time de Patrocínio, entretanto em disputas diferentes.

Leia também:

O instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais indica que a probabilidade de vitória como visitante do Itabirito é de 41%, de empate 19% e de derrota 39%.

Para se garantir na elite em 2025, o Itabirito precisa pontuar. Mesmo isso não garantindo matematicamente a permanência, com nove pontos, o time se distancia do Ipatinga, que enfrenta o Atlético. O Pouso Alegre também é uma ameaça, porém, enfrenta um duelo complicado contra a Patrocinense.

A derrota não decreta a ida para o playoff do rebaixamento, visto que seria necessário uma combinação de resultados muito improvável. Mas, com todos os jogos acontecendo ao mesmo tempo e sabendo da imprevisibilidade do futebol, é melhor não arriscar. Não perder para o Athletic é o grande objetivo do Itabirito no próximo sábado, às 16h30.

TROFÉU INCONFIDÊNCIA

Mas o campeonato pode não acabar no sábado. Isso porque ainda resta o charmoso Troféu Inconfidência em disputa. E claro que a única equipe da Região dos Inconfidentes quer levar a taça para as terras históricas.

Disputado em formato de mata-mata, em semifinal e final, o título é uma forma de premiar as equipes do interior que fizeram boa participação no estadual de cada ano.

Para levantar a primeira taça da elite da sua história, o Itabirito FC precisa ficar entre o 5º e o 8º colocado geral do Campeonato Mineiro de 2024. Neste momento, em sétimo, o Gato-do-Mato enfrentaria o Uberlândia na semifinal do Troféu Inconfidência.

Com um resultado positivo fora de casa contra o Athletic, mantendo a sua posição atual, ainda restaria pelo menos mais um duelo para o time da região.

Por isso, vale lembrar: todos os jogos da última rodada do Mineiro acontecem simultaneamente no próximo sábado, às 16h30. Emoção não vai faltar.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment