O céu de Itabirito ganhou um colorido especial na manhã do último domingo, dia 6 de agosto. Proporcionando um bonito e alegre momento no Alto do Cristo, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, reuniu famílias e participantes de todas as idades para o Festival de Pipas e Papagaios.
A iniciativa visou resgatar a cultura de soltar pipas, uma tradição que marcou a infância de muitas gerações. O evento contou com uma comissão julgadora que premiou os participantes em três categorias: menor pipa, maior pipa, originalidade e criatividade.
“Há certas coisas que atravessam o tempo e cabe ao poder público sempre incentivá-las. Um exemplo disso é o Festival de Pipas e Papagaios. Além de ser uma oferta que proporciona lazer à cidade, fazemos com que as famílias se encontrem e as gerações também compartilhem suas histórias”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.
Leia também: Karol Conká se apresenta em Ouro Preto na próxima sexta-feira (11)
Tradição, diversão e resgate da infância
Famílias e amigos se reuniram para soltar pipas e papagaios. Desse modo, celebrando uma atividade que, há tempos, era comum e unia crianças e jovens em brincadeiras ao ar livre. A iniciativa também visou incentivar o lazer, promovendo a interação entre os participantes.
Fabiana Amaro, moradora do bairro Vila José Lopes, esteve presente no festival com o marido Tiago e o filho Bernardo. Tiago conquistou o primeiro lugar na categoria maior pipa, enquanto Bernardo ficou em terceiro na categoria menor pipa. “Foi uma manhã bem gostosa, agradável e divertida. Também foi ótimo e gratificante sairmos vitoriosos”, afirmou.
Outro participante do festival foi Márcio Elias da Costa, também do bairro Vila José Lopes, que alcançou o terceiro lugar na categoria maior pipa e o primeiro lugar na categoria originalidade e criatividade.
“Eu gostei muito de participar do evento. É bom para incentivar os jovens a se distrair e a brincar. Resgatou bastante a infância. As crianças hoje em dia passam muito tempo no computador, no telefone. É uma coisa muito boa que a Prefeitura está fazendo. Um ambiente muito bom, ideal para divertir. Trouxe muita gente para cá e foi bom para as pessoas se comunicarem. Reuniu diversas famílias e trouxe meus filhos”, pontuou Márcio.
Brincadeira segura e divertida em Itabirito
Todavia, durante o evento, a Prefeitura promoveu a conscientização sobre os perigos do uso de linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena, que podem causar acidentes graves. Além disso, por meio da Guarda Municipal, foi realizada abordagem com os participantes sobre a importância de praticar a brincadeira de forma segura e responsável, alertando sobre os riscos dessas práticas.
Jeferson Fernando Braga participou do Festival com seus três filhos: João, Enzo e Luis.
“Eu achei esse festival bastante interessante, ainda mais porque meus filhos adoram papagaios. Achei bacana essa iniciativa da Prefeitura porque incentiva as crianças que hoje só querem saber de tecnologia, como celular e videogame”, frisou Jeferson, morador do bairro Vila Gonçalo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Festival de Pipas e Papagaios de Itabirito movimenta o Alto do Cristo […]
[…] Festival de Pipas e Papagaios de Itabirito movimenta o Alto do Cristo […]