O vereador Márcio Juninho (Cidadania), eleito o mais votado de Itabirito com 1.416 votos e escolhido presidente da Câmara Municipal para 2025, defende a criação de um Hospital Veterinário Municipal. A proposta, apresentada durante sua campanha, foi um dos temas discutidos na entrevista concedida à Rádio Real FM 90.1 nesta terça-feira (18).
Durante a entrevista, o vereador destacou que a ideia de um hospital veterinário em Itabirito visa não apenas o cuidado com os animais, mas também a saúde pública. “Muitos animais estão soltos por aí. Na região de Água Limpa, próxima à BR-040, é comum encontrar animais abandonados. As pessoas simplesmente param o carro e largam os bichos ali”, afirmou.
A proposta é que o município tome a frente na iniciativa ou, caso contrário, que sejam destinadas emendas para custear o projeto anualmente. “Temos um problema sério de abandono e falta de assistência veterinária. Um hospital pode ser um diferencial para a cidade e um benefício para a população”, acrescentou.
Atualmente, Itabirito já conta com o programa de castração “Castromóvel”. No entanto, segundo o vereador, um hospital veterinário poderia complementar essa iniciativa e oferecer tratamentos, por meio de convênios com clínicas, funcionando como um “SUS” para os animais. “A prefeitura poderia reembolsar parte dos custos, garantindo que os donos tenham uma referência para atendimento”, explicou.

Leia também:
- Prefeito de Mariana não assinará a repactuação
- BR-356: Impactos da duplicação são debatidos Assembleia de Minas
Outro ponto levantado por Márcio Juninho é a relação entre o abandono de animais e a saúde pública de Itabirito. “Muitas vezes, o cachorro tem uma doença, o tratamento é caro e a pessoa o abandona. Isso pode levar à transmissão de doenças para humanos e ao aumento da população de animais de rua”, disse.
O vereador também destacou a necessidade de educação sobre castração. “Se um cachorro não for castrado, ele vai se reproduzir e aumentar ainda mais o problema. Ter um hospital ajudaria a conscientizar as pessoas”, argumentou.
A proposta já foi levada a outros vereadores e conta com o apoio de lideranças comunitárias. “Temos um grande número de cães feridos, com bicheira, sem ter onde levá-los. Se não abraçarmos essa causa, os problemas só aumentam”, ressaltou.
A expectativa agora é de que o projeto seja debatido na Câmara Municipal e que haja uma mobilização para garantir recursos e parcerias para viabilizar a iniciativa. “Precisamos insistir nessa pauta para garantir esse benefício para a população e seus animais de estimação”, finalizou Márcio Juninho.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
[…] Itabirito poderá ter Hospital Veterinário Municipal […]