Em Itabirito, a Secretaria de Política Urbana e Habitação realizou no último sábado (7), a 2ª audiência pública de revisão do Plano Diretor. O encontro ocorreu no Centro Administrativo e integrou a etapa do processo de Leitura da Realidade Municipal.
De acordo com divulgado, durante a audiência, foram apresentadas e debatidas análises técnicas consolidadas a partir das contribuições da população colhidas ao longo do processo participativo, que incluiu a realização de 21 oficinas, abrangendo 104 localidades do município. Ao todo, mais de 160 propostas foram registradas e sistematizadas.
Leia também:
As principais propostas apresentadas estiveram voltadas para estruturas urbanas, aspectos socioeconômicos, cultura, patrimônio, meio ambiente, habitação, saneamento e mobilidade. As contribuições também abordaram demandas específicas de bairros e localidades, buscando equilibrar crescimento urbano, sustentabilidade e qualidade de vida, a partir das realidades locais identificadas ao longo das oficinas e audiências públicas.
Essa etapa reúne diagnósticos relacionados a território, economia, meio ambiente, organização urbana e legislação, constituindo a base técnica que orientará a definição das diretrizes e prioridades da revisão do Plano Diretor, além da elaboração do anteprojeto de lei.
A revisão do Plano Diretor começou em 2024, sendo estruturado em três etapas. A partir de agora, se inicia a terceira fase, que envolve a elaboração da minuta de lei, que deverá ser aberta para a consulta pública.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
