A Prefeitura de Itabirito realiza, nesta quinta-feira (7), a última oficina participativa da revisão do Plano Diretor Municipal. O encontro está marcado para as 19h, no Salão dos Ferroviários, localizado no Complexo Turístico da Estação. A atividade é aberta à população e tem como objetivo reunir propostas e contribuições para o futuro urbano da cidade.
Esta etapa final do processo convida moradores, representantes de setores produtivos — como comércio, indústria, mineração, serviços, turismo, cultura e agropecuária — e profissionais ligados à construção civil, como arquitetos, engenheiros e empreendedores do mercado imobiliário, a participarem da formulação das diretrizes que vão orientar o crescimento de Itabirito nos próximos anos.
Leia também:
- Zeca Baleiro e Gian & Giovani confirmados na Festa do Pastel de Angu
- Carreta de etanol explode e trava BR-040 nos dois sentidos
Durante a oficina, os participantes poderão debater os quatro principais eixos do plano: habitação, mobilidade, uso do solo e meio ambiente. As contribuições colhidas irão integrar a versão final do documento, que servirá como base legal e técnica para ações e políticas públicas de desenvolvimento urbano sustentável.
A revisão do Plano Diretor é um processo obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes e deve ocorrer, por lei, ao menos a cada dez anos. Em Itabirito, a construção do novo plano tem se pautado por etapas de escuta e participação popular, por meio de oficinas, reuniões setoriais e canais digitais.
O evento desta quarta é considerado fundamental para garantir que diferentes visões e necessidades da cidade estejam representadas no planejamento municipal. A Prefeitura reforça o convite a todos os cidadãos interessados em contribuir com um modelo de cidade mais justo, eficiente e equilibrado.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
