O prefeito eleito de Mariana Juliano Duarte (PSB) anunciou em suas redes sociais que após dois meses e meio do processo eleitoral, ele e sua equipe finalizaram o processo de transição do executivo municipal. Das cidades da região, ele é o único vencedor das eleições que “rompe” com a situação, tendo sido oposição ao breve governo de Celso Cota (PSDB).
Contudo, é importante destacar que Duarte foi o prefeito que por mais tempo comandou a Primaz de Minas no último mandato. Isso porque ele permaneceu no cargo de prefeito interino entre janeiro de 2021 até junho de 2022, quando foi afastado por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Celso assumiu após esse imbróglio somente em agosto de 2023, permanecendo no cargo em que foi eleito até 31 de dezembro deste ano, marcando o fim de sua trajetória na vida pública.
Eem suas redes, Juliano afirmou estar focado em garantir uma transição que assegure a continuidade dos serviços municipais:
“Passaram-se as eleições, mas seguimos trabalhando todos os dias. Finalizamos reuniões com todas as áreas da Prefeitura, estudando contratos e o organograma para que não haja interrupção nos serviços. Peço desculpas a quem não conseguiu falar comigo, mas o meu objetivo agora é organizar o governo para entregar os resultados que a população espera.”
O prefeito eleito também destacou o trabalho conjunto que pretende realizar com a Câmara Municipal para iniciar sua gestão de forma integrada e eficiente:
“Juntos, vamos construir uma nova história para Mariana.”
Juliano Duarte vence na justiça eleitoral e está apto para tomar posse em Mariana
No mesmo dia, Juliano comemorou uma decisão favorável do TSE, que encerrou as disputas judiciais relacionadas à sua candidatura. Ele enfrentava acusações de suposta continuidade familiar no governo municipal, mas venceu em três instâncias. A decisão, divulgada às 15h08, confirmou a legitimidade de sua eleição e sua posse junto com a vice-prefeita eleita, Sônia Azzi (Republicanos).
Duarte compartilhou sua emoção:
“Disseram que eu não assumiria a Prefeitura, mas hoje o TSE confirmou a vontade legítima da população de Mariana. A partir do dia 1º de janeiro, começaremos a trabalhar muito pela cidade que tanto amo.”
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.