No primeiro dia do ano, a conceituada revista musical Rolling Stone lançou a sua lista dos 200 melhores cantores e cantoras de todos os tempos e causou algumas polêmicas.
A classificação foi criada a partir de contribuições da equipe e dos colaboradores da publicação e não levou em conta apenas o talento vocal, mas “originalidade, influência, a profundidade do catálogo de um artista e a amplitude de seu legado musical”, explicou a Rolling Stone na introdução do ranking.
Rolling Stone deixou Celine Dion de fora da lista
A cantora de clássicos como “My Heart Will Go On”, “The Power of Love” e “All By Myself” ficou de fora da lista, gerando revolta entre internautas. Muitos fãs, artistas e jornalistas foram às redes sociais comentar como a revista deixou Dion de fora.
A canadense já venceu cinco Grammys, o Oscar de Melhor Canção Original, e sete de seus álbuns venderam ao menos dez milhões de cópias ao redor do mundo.
Outros grandes nomes que ficaram de fora são Madonna, Diana Ross, Janet Jackson e Cindy Lauper.
Michael Jackson mal colocado
Outra decisão polêmica do ranking foi colocar o Rei do Pop, Michael Jackson, em 86º. Considerado um dos maiores artistas pop do todos os tempos, Jackson revolucionou a indústria musical com seus videoclipes, coreografias e visuais icônicos, além de combater o racismo de forma direta.
Aretha Franklin ganha o primeiro lugar
+ Após sucesso em 2022, Festa da Jabuticaba pode se tornar patrimônio cultural de Ouro Preto
A revista elegeu Aretha Franklin, de clássicos como “Respect”, “A Natural Woman” e “I Say a Little Prayer”, como a melhor cantora de todos os tempos, seguida por Whitney Houston. O top 10 é o seguinte:
- 1. Aretha Franklin
- 2. Whitney Houston
- 3. Sam Cooke
- 4. Billie Holiday
- 5. Mariah Carey
- 6. Ray Charles
- 7. Stevie Wonder
- 8. Beyoncé
- 9. Otis Redding
- 10. Al Green
Três artistas brasileiros entraram no ranking: João Gilberto (81º), Gal Costa (90º) e Caetano Veloso (108º). Confira a lista completa clicando aqui.
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] + Lista de melhores cantores da Rolling Stone causa polêmica […]
[…] + Lista de melhores cantores da Rolling Stone causa polêmica […]