Da Champs-Élysées à Praça Minas Gerais, Lula desembarcará da França ao Brasil e terá como um de seus primeiros compromissos a visita a Mariana. Durante a última semana, o presidente posou ao lado de Emmanuel Macron, com a Torre Eiffel ao fundo. Coincidentemente, as próximas imagens do chefe de Estado, serão registradas nos cartões-postais da Primaz de Minas. Soma-se a isso o andamento do julgamento de Jair Bolsonaro (PL), seu principal rival político, que também ocorre na semana do Dia dos Namorados.
O presidente ficou por seis dias no país europeu, em que cumpriu agendas culturais e políticas, e de discussões. Agora, virá para a Região dos Inconfidentes.
De forma oficial, o petista virá para anunciar medidas ligadas à reparação pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015. A cerimônia será às 10h, na Praça da Sé, com a presença de ministros e lideranças políticas.
É importante destacar que a cidade de Mariana não aderiu aos termos do novo acordo. Embora venha a receber os frutos dos investimentos, o atual prefeito Juliano Duarte (PSB) recusou o repasse direto dos valores, por entender que ainda há a possibilidade de um acordo mais vantajoso na justiça inglesa.
Entre os anúncios previstos para esta visita de Lula, está a implantação de um Hospital Universitário em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A estrutura deve atender toda a região, que ainda não conta com um hospital público. A proposta é que a unidade funcione 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atue também como espaço de formação para estudantes das áreas da saúde.
+Visita de Lula à Mariana causa alterações no trânsito, confira
Presidente do Brasil vai à França, após mais de 13 anos
A última visita de um chefe de estado brasileiro na França foi em 2009, com o próprio Lula. Ele havia visitado o país europeu em 2005 também, durante as presidências de, respectivamente, Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy.,
Desta vez, ele viu a Torre Eiffel, símbolo máximo do país europeu, ser iluminada com as cores do Brasil. Além disso, o chefe de estado conseguiu a intenção de investimento de R$ 100 BILHÕES até 2030 no Brasil.
“É preciso que a gente aprenda que um dos papéis do presidente é fazer com que as coisas aconteçam”, disse o presidente Lula ao anunciar os investimentos franceses no Brasil. “[O papel] não é negociar, é criar condições para que nossos empresários, os empresários dos países que a gente visita, possam se encontrar, se conhecer, trocar ideias, construir parcerias”, disse Lula na França.
Julgamento de Bolsonaro, e Lula em Mariana
Concomitantemente a tudo isso, ocorre neste momento o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente, e principal rival político de Lula, é acusado de ter planejado um suposto golpe para impedir a posse de Luiz Inácio da Silva após as eleições de 2022, o que ele nega.
Nesse contexto efervescente, o atual presidente da república desembarca na primeira capital de Minas Gerais, para anunciar investimentos e responder sobre a repactuação do Acordo de Mariana. O documento, assinado em outubro do ano passado, recebe críticas de atingidos – não incluídos na Mesa de Repactuação – e dos municípios envolvidos.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.