Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril

Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril

Após uma madrugada de manifestações e negociações tensas, manifestantes do movimento de luta por moradia em Ouro Preto conseguiram, na manhã desta segunda-feira(21), a garantia da abertura de um diálogo com o Governo de Minas para discutir a destinação das chamadas “Terras da Febem”. O terreno em questão, com cerca de 300 hectares, pertence ao Estado e está abandonado há mais de 40 anos na entrada da cidade. A manifestação foi liderada pelo vereador Wanderley Kuruzu (PT) e contou com participantes da Ocupação Chico Rei.

“Porque só um lote, custa mais de 200 mil fora da área de risco. Nós famílias de baixa renda, não conseguimos construir’, disse Silmara Aparecida da Costa, de 23 anos e participante da manifestação”, explicou.

Segundo ela, o protesto tem como objetivo debater um dos principais problemas de Ouro Preto.

“Um dos principais problemas de Ouro Preto é a questão de moradia. Devido a muita área de risco e muito patrimônio histórico que não podemos construir. Estamos nesta luta por moradia deste 2015, e nos queremos no caso a terra da Febem pro povo”, disse Silmara.

Leia também:

A mobilização teve início na noite de domingo (20), quando 40 manifestantes, incluindo idosos e crianças, montaram um acampamento com colchões e cobertores em frente ao palanque oficial montado na Praça Tiradentes para a solenidade de 21 de Abril, que conta com a presença do governador Romeu Zema. O grupo exigia uma audiência direta com o chefe do Executivo estadual.

Durante a madrugada, a manifestação foi marcada por momentos de tensão. Por volta das 2h15, a Polícia Militar chegou a ameaçar o uso de gás lacrimogêneo contra os manifestantes. Ainda assim, o grupo permaneceu no local, reforçando o pedido por diálogo sobre o uso social das terras públicas.

A negociação avançou ao longo da madrugada e, por volta das 4h15, o governo sinalizou a abertura de diálogo com o movimento, o que foi comemorado pelos manifestantes como uma vitória popular.

As “Terras da Febem” são reivindicadas há anos por movimentos sociais da região, que cobram a destinação da área para moradias populares.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

5 Thoughts to “Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril”

  1. […] Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril […]

  2. […] Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril […]

  3. […] Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril […]

  4. […] Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril […]

  5. […] Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril […]

Leave a Comment