O município de Mariana oficializou a adesão ao Programa Mais Professores, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. O decreto nº 12.338, que formaliza a participação, foi publicado nesta segunda-feira (23) e estabelece mudanças na forma de seleção de profissionais para a rede municipal de ensino.
De acordo com a Prefeitura, a partir de 2026 as contratações de professores serão realizadas com base na Prova Nacional Docente, prevista para ocorrer ainda neste ano. A seleção formará uma lista de classificados que será utilizada nas futuras convocações.
“Você que quer trabalhar conosco na Secretaria Municipal de Educação não perca essa oportunidade. Mariana está publicando o decreto 12.338 e, através dele, aderimos ao Programa Mais Professores. A Secretaria de Educação está levantando as necessidades de efetivação na rede. A partir dessa adesão, o município tende a não realizar mais designações. As contratações serão feitas com base na listagem dos aprovados na Prova Nacional Docente”, afirmou o prefeito Juliano Duarte (PSB).
Leia também:
- Polícia identifica dois suspeitos de assassinato de jovem em Ouro Preto
- Crime em Ouro Preto: jovem é morto e outro fica ferido no Pilar
O secretário municipal de Educação, Fabrício Bicalho, também comentou sobre o processo. “Ao aderir ao Programa Mais Professores, ainda este ano vamos realizar, em parceria com o Governo Federal, a Prova Nacional Docente. Ela será o processo seletivo para a contratação de professores a partir de 2026”, informou.
A Prefeitura de Mariana também confirmou que no segundo semestre de 2025 haverá uma nova convocação de profissionais para reforçar o quadro da educação municipal, de acordo com levantamento da própria Secretaria de Educação.
O objetivo do Programa Mais Professores em Mariana é estabelecer uma nova política de seleção, buscando critérios que priorizem o mérito e a qualificação dos profissionais para atuação na rede pública de ensino.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.