A Prefeitura de Mariana firmou na ultima semana um convênio com a Vale e o Instituto Arjon para a construção de uma estação elevatória no bairro Nossa Senhora Aparecida com foco em ampliar o abastecimento de água na região. O investimento, de aproximadamente R$ 3,1 milhões, deve beneficiar diretamente 10 mil moradores e contribuir para equilibrar a distribuição em outras regiões da cidade. As obras começam em 29 de setembro, com previsão de conclusão em fevereiro de 2026.
O prefeito Juliano Duarte (PSB) ressaltou a importância da medida. “Temos hoje o melhor poço artesiano da cidade de Mariana, perfurado em abril de 2022, com mais de 11 litros por segundo, o que significa 1 milhão de litros de água por dia”, afirmou. Ele destacou ainda que o momento marca um avanço no enfrentamento da falta de água. “Hoje é um dia histórico para Mariana. Estamos assinando um protocolo de intenções entre a Prefeitura, a Vale e o Instituto Arjon para construir a elevatória do bairro Nossa Senhora Aparecida, com investimento de R$ 3,1 milhões”, completou.
O projeto prevê também a construção de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros, em ponto estratégico, que vai distribuir a água por gravidade para bairros como Nossa Senhora Aparecida, Colina, Santana e parte do Barro Preto, que em períodos de seca, sofrem com a falta d’água em Mariana. Atualmente, a região depende do sistema Cristal, que passará a reforçar outras localidades.
Leia também:
- Ouro Preto: Atleta de 18 anos morre em acidente
- BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana será leiloada em São Paulo
O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ronaldo Camelo, explicou o potencial do poço perfurado em 2022, que será a fonte do novo sistema. “É um poço de excelente qualidade e quantidade de água, com capacidade de 12,5 litros por segundo, o que equivale a aproximadamente 1 milhão de litros por dia. Essa água não precisará passar por tratamento convencional, apenas por desinfecção com cloro, atendendo aos parâmetros da Agência Nacional de Saúde”, afirmou.
Segundo ele, a obra vai trazer maior equilíbrio ao abastecimento de água em Mariana. “Com esse novo sistema, vamos conseguir atender não só diretamente 10 mil moradores, mas também melhorar indiretamente o fornecimento em outras regiões de Mariana”, destacou.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
