A Prefeitura de Mariana recebeu, nesta terça-feira (9), cinco novas máquinas destinadas ao reforço da manutenção nas estradas vicinais da zona rural. A entrega ocorreu na Cidade Administrativa e integra tratativas relacionadas a projetos e compensações voltados aos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), afirmou que a conquista é resultado de mobilização conjunta dos municípios que compõem o Consórcio Público para Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce do Rio Doce). “Isso é fruto de cobranças permanentes dentro dos projetos voltados às cidades impactadas pelo desastre. Parabenizo os prefeitos do Coridoce por permanecerem firmes, cobrando, se unindo e enfrentando, assim como nós, os desafios deixados pelo rompimento. Cada passo que damos é reflexo da força coletiva dos municípios atingidos, que não desistiram de buscar o que é justo para suas populações”, afirmou.
Leia também:
- Prefeito anuncia possível retorno do Trem da Vale em 2027
- (Re)energisa oferece mais de 80 vagas em Mariana
O governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Mateus Simões (PSD) entregaram 190 equipamentos agrícolas para 38 municípios mineiros atingidos pelo rompimento de Fundão em 2015. Os maquinários foram adquiridos com recursos do Acordo de Reparação do Rio Doce e têm o objetivo de ampliar a estrutura disponível para a agricultura e fortalecer ações voltadas às populações mais impactadas.
A entrega faz parte dos compromissos previstos no Novo Acordo de Mariana, que prevê cerca de R$ 100 bilhões em investimentos distribuídos em quatro eixos: recuperação socioambiental; recuperação econômica e assistência social; retomada das atividades agrícolas; e segurança e prevenção a desastres.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
