Nos dias 15 e 16 de abril, Mariana será palco do “Programa Educativo Iphan + 80”, criado visando à promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. O projeto de educação patrimonial, que percorrerá sete cidades mineiras, pretende causar impacto positivo e duradouro nas comunidades participantes por meio de intervenções artísticas participativas, como a pintura de murais inspirados na cultura local, e as formações de educadores e agentes culturais multiplicadores, envolvendo ativamente os moradores no processo de reconhecimento do patrimônio.
A primeira fase do Programa em todas as cidades começa com as intervenções artísticas de Anna Göbel, artista plástica reconhecida no Brasil e no exterior pelo seu trabalho como muralista, e Chico Simões, do “Mamulengo Presepada”, que se dedica ao teatro popular de bonecos. Em Mariana, a intervenção será realizada no muro da Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira que será pintado juntamente com a comunidade. Nos dias 15 e 16 de abril, a equipe do projeto atuará na cidade e tudo vai ocorrer de forma colaborativa, envolvendo professores e estudantes. E a comunidade está convidada a participar da pintura no muro no dia 16, das 8h às 11h.
“Todo mundo pode participar! E não é grafite, a Anna não usa spray. É um trabalho de pintura, com pinceis, rolinhos, tintas”, disse Andréia De Bernardi, presidente da Akala, organização proponente do projeto. A intervenção artística terá início no dia 15, às 15 horas e o muro será inaugurado no dia 16 de abril, às 16h.
A abordagem de Educação Patrimonial abraçada pela Akala estimula um olhar afetivo para as ‘coisas da terra’, valorizando os laços de afeto com os bens culturais materiais e imateriais, não necessariamente tendo como referência apenas o que já foi tombado ou registrado pelos órgãos de proteção.
Leia também:
- Gorete Milagres, a Filó, se apresenta em Ouro Preto com o show ‘Filomena 30 anos de peleja’
- Samarco realiza feira de artesanato e gastronomia com expositores de comunidades locais
Na segunda etapa do projeto serão realizadas as oficinas de formação de multiplicadores. Em Mariana, isso vai ocorrer nos dias 25 e 26 de junho. Essa etapa visa formar multiplicadores para desdobrar a iniciativa nas escolas e centros culturais. Outro produto cultural do projeto é o material didático-pedagógico para professores. Contendo conceitos básicos e propostas de atividades baseadas nos bens culturais de cada cidade beneficiária, o material será entregue aos professores no período da formação. Contemplando aspectos do patrimônio local, contendo textos que levem professores, estudantes e a comunidade em geral a olhar para as cidades de maneira mais afetiva e curiosa, o material será impresso e a versão digital será disponibilizada no site do projeto a partir de julho.
Sobre os artistas
Anna Göbel é filha de pais alemães, nascida na Espanha e criada na Argentina, Anna Göbel mora no Brasil desde 1995. Com uma sólida carreira nas artes plásticas e literárias, reconhecida nacional e internacionalmente, ela traz sua expertise para enriquecer o “Programa Educativo Iphan + 80”.
Chico Simões desenvolveu um conjunto de princípios, técnicas, filosofia e método que intitulou de “A Arte Secreta do Mamulengo” e que funciona como base de seu trabalho. Seus inúmeros projetos têm viés social e educativo, e dialogam com a economia solidária, com a cultura digital e com os fundamentos das culturas populares e tradicionais.
Outras cidades
O cronograma de intervenções artísticas previstas para o projeto de educação patrimonial “Programa Educativo Iphan + 80” já está definido. Em abril, as pinturas nos muros com a artista Anna Göbel ocorrerão também em Juiz de Fora, nos dias 25 e 26 de abril, e em Cataguases, nos dias 29 e 30 de abril. Antes de Mariana, elas já passaram por Belo Vale, Congonhas e Ouro Branco. Em maio, a intervenção será em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, nos dias 2 e 3.
O projeto é realizado pela Akala, uma associação cultural sediada em Belo Horizonte, reconhecida por criar e implementar relevantes projetos educativos e culturais em todo o Estado, e conta como apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Prefeitura Municipal, e incentivo de MRS, Gerdau e Bauminas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.