Durante lançamento do “Natal da Mineiridade“, na tarde de terça-feira (22), em Belo Horizonte, o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, informou que vai lançar o projeto “Verão na Cachu”, que busca explorar o potencial turístico das cachoeiras mineiras durante o clima quente de final e início de ano.
“O mar chora por não ter Minas, mas nós temos cachoeiras incríveis. Nós temos, por exemplo, em Delfinópolis, em 150 cachoeiras na Região da Canastra. Nós temos o ‘mar de Minas’. Nós somos a caixa d’água do Brasil e no verão, eu pelo menos estou morrendo de vontade de ir para uma cachoeira. Então, esse é o nosso próximo projeto ‘Verão na Cachu'”, disse Leônidas Oliveira.
Minas Gerais é conhecido como a caixa d’água do Brasil, abrigando as nascentes de rios de grande importância para o país. Por isso, especula-se que o estado brasileiro com a maior quantidade de cachoeiras seja o mineiro.
Cachoeiras em Ouro Preto
Um dos principais polos turísticos de Minas Gerais, Ouro Preto certamente será incluído nesse novo projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Pensando nisso, o Jornal Galilé separou 10 cachoeiras para você conhecer na Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. Confira:
Três Pingos
A Cachoeira Três Pingos possui uma queda d’água de aproximadamente 12 metros que, ao chegar a um degrau, se divide, formando outras três quedas menores propícias para banho. Ela é indicada para levar crianças, já que não possui um poço fundo.
Essa cachoeira fica no distrito de Lavras Novas, na mesma direção da Cachoeira dos Namorados e da Represa do Custódio.
Cachoeira do Falcão
Localizada em meio à Mata Atlântica, a Cachoeira do Falcão possui uma bela queda de aproximadamente 4m de altura e um poço relativamente raso, indicado para crianças. O local apresenta também uma “prainha” ideal para fazer piquenique.
Essa cachoeira fica é localizada no subdistrito da Chapada, a cachoeira dista 7km da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Lavras Novas.
Cachoeira do Castelinho
Situada a 9 Km de Lavras Novas, no subdistrito da Chapada, também é chamada de Cachoeira do Castelinho e da Chapada. A trilha que dá acesso à queda d’água é de grau de dificuldade médio, especialmente em função de alguns trechos bastante íngremes. A área no entorno é coberta por pedras e o poço é grande.
Cachoeira dos Namorados
A Cachoeira dos Namorados, localizada no distrito de Lavras Novas, possui pequenos e rasos poços propícios para banho. Está cercada pela Mata Atlântica e possui pedras debaixo da queda que propiciam descanso. Essa queda d’água está a 2 Km da Cachoeira Três Pingos e 3,5 Km da Represa do Custódio.
Cachoeira da Ponte da Racharia
Localizada as margens da Estrada Real (MG-129), próximo ao entroncamento que dá acesso ao distrito de Lavras Novas, a cachoeira compõe cenário com uma das históricas pontes da Rancharia que foram construídas há mais de 150 anos para o trânsito de carroças percorriam entre Ouro Preto e Ouro Branco. O poço é raso e o acesso se dá por uma trilha de aproximadamente 40m descendo na lateral da rodovia.
Cachoeira de Itatiaia
Localizada em área particular dentro do Monumento Natural Estadual do Itatiaia, possui uma queda d’água de grande beleza cênica, porém sem grandes poços para nado. Ela também tem diversas piscinas naturais e cascatas que propiciam o banho. A queda d’água é de aproximadamente 30m de altura e é circundada por uma bela mata nativa. A cachoeira pode ser avistada da estrada que liga Ouro Preto a Ouro Branco (MG-129).
Andorinhas
É situada no interior de uma formação rochosa que se assemelha a uma gruta e tem uma queda d’água de cerca de 10 metros de altura. O nome é uma referência às andorinhas de coleira, que na primavera e no verão buscam abrigo no local. É nessa cachoeira que dá nome ao Parque Natural Municipal das Andorinhas que nasce o Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + “Verão na Cachu”: Minas Gerais terá projeto de turismo para cachoeiras […]