Minas Gerais lidera crescimento do turismo no Sul e Sudeste do Brasil

Minas Gerais lidera crescimento do turismo no Sul e Sudeste do Brasil

O estado de Minas Gerais é o líder do crescimento do turismo entre os estados do Sul e Sudeste no Brasil, segundo o Índice de Atividades Turísticas (Iatur). O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira, em seu Instagram.

Segundo o Iatur, Minas Gerais registrou um crescimento de 24,3% no setor entre 2022 e 2023, posicionando-se como o líder nacional nesse período e superando em 13,2 pontos percentuais a média nacional, que foi de 11,1%. Em 2024, o estado mantém uma trajetória positiva, com uma variação de 11,1%, novamente à frente de outros grandes polos turísticos, como o Rio de Janeiro, que apresentou crescimento de 9,3%.

Leia também:

Leônidas Oliveira celebrou os números em suas redes sociais, reforçando a importância do estado como destino turístico em ascensão. “Quebrando todos os recordes históricos, Minas Gerais segue líder absoluto do crescimento do turismo nos estados Sul e Sudeste e do Brasil. Em breve, gráfico do Brasil”, escreveu o secretário.

Ele também agradeceu a parceria com o governador Romeu Zema (NOVO) e o vice-governador Professor Mateus (NOVO). Além disso, celebrou também as instituições estaduais que trabalham em prol do turismo e da cultura do estado, bem como as maiores patrocinadoras.

Minas Gerais líder em ocupação hoteleira

O setor também se destacou em ocupação hoteleira, que atingiu 77,82% em Minas Gerais, um crescimento de 32,46% em relação a junho de 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG). Esse movimento positivo impactou diretamente o mercado de trabalho, com quase 4 mil novos empregos formais criados na economia criativa apenas em julho.

O turismo foi responsável por 2.298 admissões no período, representando um aumento de 11,26% em relação ao mês anterior. Atualmente, os setores de turismo e cultura empregam 808.178 pessoas em Minas Gerais, conforme dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment