Mostra Mambembe: projeto de extensão da UFOP completa 20 anos e apresenta programação cultural para a região

Grupo de Teatro UFOP

O grupo Mambembe Teatro de Rua, projeto de extensão da UFOP, celebra 20 anos e traz a público suas criações entre os dias 01 e 06 de dezembro em Ouro Preto e Mariana. O coletivo de teatro oferece programação cultural que inclui apresentações inéditas, oficina artística e roda de conversa.

Dessa forma, a atração principal é a trilogia “Contos da Carochinha: três cenas de rua”, obra inspirada no livro “Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino, e criada a partir da pesquisa da linguagem do teatro de rua, das histórias contadas e recontadas e da reflexão sobre a ideia de cidade.

Com dramaturgias e composições musicais totalmente criadas pelo grupo, a trilogia traz as cenas “Tião da Tina”, “Tem fantasmas na Cidade” e “FilaFácil.com”. Além disso, a programação inclui atividades para estudantes da Escola Estadual Marília de Dirceu reforçando o compromisso do grupo com a formação artística e cultural e fortalecendo os laços com a comunidade ouropretana.

Grupo Mambembe Teatro de Rua

O grupo Mambembe Teatro de Rua é um coletivo criado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), estabelecido como projeto de extensão. Ademais, ele existe desde 2003, quando a professora Neide das Graças propôs a criação de espetáculos de rua a partir de textos literários de grandes autores numa mistura que abarcasse estudos sobre a cena de rua e sua criação, de uma maneira que estudantes dos cursos de Artes Cênicas e Música da UFOP tivessem a oportunidade de experimentar o fazer teatral e o compartilhamento da pesquisa com as ruas da cidade.

O grupo se cria com referências de autores como Ítalo Calvino, Saramago, Guimarães Rosa, William Shakespeare; em textos como “As Cidades Invisíveis”, “A Menina de Lá”, “Romeu e Julieta”, entre outros. Em 2009 e 2010, foram lançados os livros “Recriações: A Trajetória do Mambembe – Música e Teatro Itinerante” e “Cadernos cênico-musicais do Mambembe”.

Foto: Gustavo Maia

Trajetória do projeto

Assim, o trabalho é feito a partir da colaboração entre estudantes, ex-estudantes, professores/as, artistas locais e comunidade. Portanto, o Mambembe desenvolveu uma metodologia de trabalho coletivo e autoral para o teatro de rua, criando suas próprias dramaturgias, visualidades e composições musicais originais.

Leia também:

Por se tratar de um grupo em uma cidade universitária, há rotatividade de membros, estando sempre de portas abertas a receber novos/as/es estudantes e interessados/as/es em geral. Atualmente, o grupo é coordenado pela Prof. Dra. Raquel Castro de Souza.

Com 16 espetáculos no repertório, além de cortejos cênico-musicais e cenas curtas, fazendo uma ponte entre a universidade e a cidade, o grupo Mambembe é presença constante nos Festivais de Inverno e outros eventos em Ouro Preto e seus distritos, e nas cidades de Mariana e João Monlevade, principalmente. Além disso, desenvolve projetos de formação artística e cultural com oficinas e outras atividades gratuitas à comunidade ouropretana.

Nesse sentido, a produção das apresentações é do Grupo Mambembe Teatro de Rua, coordenação de Raquel Castro de Souza e identidade visual: Kalunga. A mostra ocorre do dia 01 a 06 de dezembro e os ingressos são gratuitos.

Foto: Gustavo Maia

Programação

Data: 01/12 – Sexta-feira

  • Horário: 16h30
  • Local: Praça da Bauxita
  • Ação: “Contos da Carochinha: Tião da Tina” na programação da Semana de Artes da
  • Multicultural

04/12 – Segunda-feira

  • Horário: 10h
  • Local: Pátio da Escola Estadual Marília de Dirceu
  • Ação: “Contos da Carochinha: FilaFácil.com” seguida de roda de conversa (ação destinada aos estudantes do 7º e 8º ano da escola)

05/12 – Terça-feira

  • Horário: 20h
  • Local: ICHS campus Mariana
  • Ação: “Contos da Carochinha: Tem fantasmas na cidade”

06/12 – Quarta-feira

  • Horário: 10h
  • Local: Escola Estadual Marília de Dirceu
  • Ação: Oficina com o Mambembe (ação destinada aos estudantes do 7º e 8º ano da escola)

06/12 – Quarta-feira

  • Horário: 18h
  • Local: Pátio Giratório (externo DEART)
  • Ação: Aniversário do Mambembe: roda de conversa e comemoração

Sendo assim, para mais informações, é possível contatar:

  • Telefone e WhatsApp: Raquel Castro (31) 98702-6806 / Filipe Conde Mascaro (19) 99838-4895.
  • e-mail: mambembe@ufop.edu.br
  • Instagram: @mambemeteatroderua

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Mostra Mambembe: projeto de extensão da UFOP completa 20 anos e apresenta programação cultural para a região”

  1. […] Mostra Mambembe: projeto de extensão da UFOP completa 20 anos e apresenta programação cultural pa… […]

Leave a Comment