No próximo final de semana, o Movimento Negro de Mariana e a Batalha das Gerais promoverão um dia de muita cultura na Praça Gomes Freire. No sábado, dia 19, a partir das 14h, o centro histórico da Primaz de Minas terá a disposição uma série de atrações, que vão da tradição centenária do Congado até a urbanidade e contestação do Hip Hop. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Mariana.
As celebrações começarão na sexta (18), com uma Batalha das Gerais edição especial. A tradicionalíssima BdG contará com um show surpresa e a clássica energia de um evento que acontece desde 2015 na cidade.
- Leia também:
- Prefeito fala sobre interdição em Santa Rita Durão e Vale emite nota
- ‘Sonho centenário’, pavimentação da Estrada da Purificação será entregue nesta sexta (17)
Já no sábado (19) concentração dos grupos folclóricos, como “As Nicolinas”, “Congado da Barroca”, “Zé Pereira da Chácara”, e “Congado Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de Mariana”, está marcada para as 13h. O cortejo terá início no Terminal Turístico de Mariana (Salvador Furtado), seguindo pelas ruas Josafo Macedo, Direita, Praça da Sé, Frei Durão e finalizando na Praça Gomes Freire.
A chegada e apresentação dos grupos culturais participantes estão programadas para ocorrer entre as 15h e 16h, na Praça Gomes Freire. Este momento proporcionará aos espectadores a oportunidade de conhecer de perto as tradições e manifestações culturais desses grupos.
À noite, a partir das 16h até as 22h, o evento continuará com apresentações musicais de artistas locais que prometem agitar o público. Entre os destaques estão Marina Anacleto, Sagacidade, Kinte + Alves, Movimento TT1, e um baile funk com o DJ João da ZL.
UM POUCO SOBRE AS ATRAÇÕES
O Movimento TT1, um grupo de rap originário do bairro Cabanas, ganhou destaque desde sua primeira apresentação no Dia da Consciência Negra em 2022. Em 2023, o grupo retorna com artistas multifacetados, jovens e talentosos, explorando diversas vertentes musicais, desde o boombap até o trap.
Caio Kinte, rapper local, recentemente lançou seu álbum de estreia, “Caos”, caracterizado por um estilo único que mescla musicalidade com letras agressivas e sensíveis.
Marina Anacleto, cantora e compositora de Mariana, atualmente cursa licenciatura em música na Universidade Federal de Ouro Preto. Sua trajetória na música começou na infância, e ela se destaca como cantora intérprete, explorando repertório de MPB, pop rock e pop nacional.
Além disso, o Zé Pereira da Chácara, grupo surgido no século XIX em meio às festividades carnavalescas, e o Congado Nossa Senhora do Rosário de Barroca, fundamentado em uma lenda envolvendo Chico Rei e a devoção à Nossa Senhora do Rosário, também participarão do evento, enriquecendo a programação com suas tradições históricas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Movimento Negro de Mariana promove Feira Cultural em celebração ao Dia da Consciência Negra […]
[…] Movimento Negro de Mariana promove Feira Cultural em celebração ao Dia da Consciência Negra […]
[…] Movimento Negro de Mariana promove Feira Cultural em celebração ao Dia da Consciência Negra […]