Está oficialmente aberto o Edital da Incubadora Criativa do C.criA – Centro de Negócios Criativos | Hub Ouro Preto, iniciativa que promete transformar ideias culturais e criativas em negócios estruturados e sustentáveis. A chamada pública, voltada para empreendedores(as), coletivos, produtoras culturais e Microempreendedores Individuais (MEIs), é gratuita e contempla apenas residentes de Ouro Preto e seus distritos.
A iniciativa selecionará cinco projetos para participarem de um ciclo completo de incubação com foco em desenvolvimento, formação e visibilidade no ecossistema da economia criativa local. Os selecionados terão acesso a:
- Mentorias com especialistas em cultura, gestão e inovação
- Espaço de coworking criativo no Hub Ouro Preto
- Formações personalizadas de acordo com o perfil do projeto
- Apoio na estruturação do modelo de negócio
- Divulgação em redes sociais e canais parceiros
As inscrições estão abertas de 30 de julho a 20 de agosto de 2025, por meio do site oficial: www.empreendimentoscriativos.com/ccria, onde também está disponível o edital completo.
O projeto é realizado pela C-Cria 2×2, Organização da Sociedade Civil (OSC) sediada em Ouro Preto, e aprovado por meio do Edital 2024 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES/OP). Os recursos são oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FUNDES), gerido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto e Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP).
A Incubadora Criativa integra o conjunto de ações voltadas à promoção da diversidade econômica e ao fortalecimento do setor criativo no município, um dos pilares estratégicos da atual gestão. O C.criA vem se consolidando como um espaço de estímulo ao empreendedorismo cultural, oferecendo suporte técnico, networking e visibilidade para quem transforma cultura em impacto social e desenvolvimento local.
Leia também:
- Três crimes em um dia: homem é preso em Ouro Preto
- Turista de Ouro Branco morre na Chapada dos Veadeiros
- Público será limitado no show de Nando Reis em Ouro Preto

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
