O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), assinou a ordem de serviço para o início das obras estruturantes da Igreja Nossa Senhora dos Anjos, conhecida como Igreja da Confraria. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 1.533.247,83 e contempla intervenções estruturais e a troca do telhado do templo religioso. A ação é resultado de um trabalho desenvolvido pela equipe do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAT), em parceria com a Arquidiocese de Mariana.
A fase inicial das obras tem como foco garantir estabilidade e segurança à edificação, que apresentava risco estrutural. Após a conclusão dessa etapa, está prevista uma segunda fase, voltada à restauração dos elementos artísticos da igreja. A expectativa é que, ao final de todo o processo, o templo seja reaberto aos fiéis, à população e aos visitantes.
A reforma do templo, fechado há três anos, envolve as paredes, as cimalhas, as janelas, o teto, além de drenagem no solo para prevenir possíveis problemas futuros. A previsão para a entrega da obra é de 10 meses.
Durante a assinatura da ordem de serviço, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a importância da obra para a segurança do patrimônio e para a religiosidade do município. “É tão bom começar a semana, segunda-feira, dando a ordem de serviço de uma obra tão importante para a nossa comunidade, para a nossa religiosidade, e hoje nós ficamos muito felizes de dar essa ordem de serviço”, afirmou.
Leia também:
- Tragédia em distrito de Mariana deixa vítima fatal
- Menos gente nas ruas? O que esperar do Carnaval de Ouro Preto
O prefeito ressaltou que o templo se encontra em situação de risco e que os recursos são fundamentais para garantir a estabilidade da edificação. “Nós estamos falando de um patrimônio que corre risco de cair e esse recurso é fundamental para a primeira etapa, que é dar estrutura e estabilidade”, disse.
Segundo ele, após essa fase, a administração municipal já trabalha para viabilizar recursos para a etapa seguinte, voltada à recuperação artística. “Dando estabilidade e segurança, a gente vai trabalhar, e nós já estamos trabalhando, para conseguir os recursos para a segunda etapa, que é dos elementos artísticos”, completou.
A restauração da Igreja Nossa Senhora dos Anjos integra o conjunto de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico e artístico do município.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
