Obras do Hospital Universitário de Mariana já têm data para começar

Prefeito sanciona lei que autoriza doação de terreno para Hospital Universitário em Mariana

A construção do hospital universitário de Mariana já tem data para começar. A obra, que será a maior da história do município, terá início em 5 de novembro de 2025, conforme anunciado pelo prefeito Juliano Duarte (PSB) em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (31).

A data de início das obras do hospital universitário de Mariana é simbólica: marca os 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, tragédia que devastou os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. O novo hospital será construído com recursos do Acordo do Rio Doce e representa um marco de reconstrução e investimento direto no município.

O plano de trabalho da EBSERH previa diagnóstico situacional e definição final do terreno nos seis primeiros meses. Menos de dois meses após o anúncio, já houve avanços nas tratativas e a definição para o início das obras. Para a construção do hospital universitário de Mariana foram analisadas três áreas nas imediações do bairro São Cristóvão. A seleção foi baseada em critérios de logística, acessibilidade e viabilidade técnica.

Durante a visita técnica ao terreno, autoridades da Prefeitura, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Governo Federal participaram do encontro que oficializou a escolha da área. O espaço possui 334 mil m², sendo 31 mil m² destinados exclusivamente para o projeto.

Com previsão de pelo menos 120 leitos e foco em ensino, pesquisa e assistência, o hospital contará com especialidades em oncologia, cardiologia, internações clínicas, cirúrgicas e unidade de observação. A gestão será feita pela UFOP, em parceria com a Prefeitura e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Governo Federal.

Leia também:

De acordo com Juliano Duarte, as obras do hospital universitário de Mariana serão um divisor de águas na saúde pública local. “Será um hospital com estrutura para 120 leitos e serviços especializados. Estamos tratando com prioridade”, afirmou.

O investimento total é de R$ 220 milhões, com contrapartida de R$ 20 milhões da Prefeitura. A unidade deve gerar cerca de 600 empregos diretos e beneficiar não apenas Mariana, mas toda a região. Os cursos da área da saúde da UFOP passarão a funcionar no município, impulsionando também a formação acadêmica e a economia local.

Com informações do portal Território Notícias.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment