Na manhã deste sábado (12), uma Onça-parda de 31kg foi encontrada na garagem de uma casa em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. O Corpo de Bombeiros Militar em Ouro Preto atendeu o chamado, preparando o material necessário para lidar com a situação delicada. Ao chegarem na residência localizada na rua B, bairro Dionísio, a equipe de bombeiros se deparou com uma multidão curiosa já se formando ao redor.
Leia também: IPHAN anuncia obras em capelas de Ouro Preto
Tudo começou quando a moradora notou o animal de grande porte, semelhante a uma onça, deitado próximo a seus veículos. A senhora, incapaz de identificar o animal, prontamente acionou o Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto. A 4ª Ala Operacional dos bombeiros, liderada pelo 3° Sargento Castro, agiu rapidamente, preparando o material necessário para lidar com a situação delicada.
O chefe da guarnição dos bombeiros entrou em contato com o Chefe do Núcleo de Biodiversidade e Florestas do IBAMA/MG, enquanto o ambiente permanecia isolado. Após a chegada da equipe do IBAMA, foi realizado o sedamento da onça-parda com um dardo sedativo de pressão.
Com o animal em estado anestésico, a equipe do IBAMA assumiu o controle e realizou exames de rotina, inclusive microchipando o espécime. O destino da onça estava claro: ela seria reconduzida à serra de Ouro Branco. Pesando 31 kg, saudável e sem lesões aparentes, o macho adulto seria solto na natureza pelos especialistas do IBAMA.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.