A Operação Agosto Lilás 2025, realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), terminou com 432 homens detidos por violência contra a mulher em todo o estado. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (1º).
Entre os presos, 198 eram alvos de mandados de prisão em aberto e outros 234 foram detidos em flagrante. Cinco adolescentes também foram apreendidos. No total, cerca de 5 mil operações foram realizadas pelas 19 regionais da PM ao longo do mês de agosto.
A região metropolitana de Belo Horizonte registrou o maior número de prisões, com 32 casos. Além disso, 12 armas de fogo foram apreendidas durante as ações, utilizadas em muitos casos para ameaçar e intimidar as vítimas.
De acordo com a corporação, aproximadamente 3 mil suspeitos de violência doméstica foram abordados. Também foram feitas 1.400 visitas preventivas a mulheres vítimas e aos autores dos crimes, com o objetivo de evitar a reincidência e a escalada da violência.
A Polícia Militar contou com apoio da Polícia Federal para acessar arquivos e dados relacionados aos investigados. Em comparação com 2024, quando 117 suspeitos com mandados de prisão foram detidos, o resultado representa um aumento expressivo no número de prisões.
Leia também:
- Homicídio em Itabirito: homem é morto a tiros em via pública
- UFMG aponta risco de incêndio em imóveis do centro histórico de Ouro Preto
A PM reforça a importância de que mulheres em situação de violência denunciem os casos por meio do telefone 190.
O estado de Minas Gerais foi o segundo com maior número de feminicídios no Brasil em 2024, com 133 crimes registrados, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar do lançamento do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios em 2023 pelo governo federal, Minas Gerais ainda não aderiu ao programa de combate à violência contra a mulher.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
