Entre esta quinta-feira (9) e sábado (11), Ouro Preto será palco de uma agenda cultural diversa, com eventos gratuitos e pagos que abrangem cinema, teatro, música, gastronomia e manifestações populares. As atividades se espalham por vários distritos do município, movimentando comunidades como Maciel, Antônio Pereira, Miguel Burnier e Engenheiro Corrêa, além do centro histórico.
A programação começa nesta quinta-feira (9), com a 2ª Mostra de Cinema Infantil de Maciel, no Centro Comunitário local. Gratuita e voltada às crianças, a mostra exibe produções brasileiras que exploram o imaginário infantil e a relação com a natureza. A sessão de abertura, às 18h, apresenta Tainá – A Origem, dirigida por Simone Svartman. Na sexta-feira (10), às 13h, será exibida a animação Tarsilinha, inspirada nas obras modernistas de Tarsila do Amaral. Já no sábado (11), às 9h, uma seleção de curtas nacionais encerra o evento com histórias que valorizam a infância e a cultura brasileira.
Ainda na sexta, o distrito de Antônio Pereira sedia pela primeira vez o projeto Sextas Abertas, promovido pelo Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP. O evento oferece oficinas de culinária, artesanato e arte gráfica durante a tarde, na Casa de Cultura e na Escola Estadual Antônio Pereira. À noite, o público poderá aproveitar uma feira de arte, gastronomia e apresentações musicais, com destaque para o espetáculo da Trupe Sons do Brasil, às 18h30, e o show da Banda dos Primus, às 19h30, em frente à Igreja Queimada.
Leia também:
- Incêndio atinge Padre Viegas e mobiliza equipes de emergência
- Suspeitos de torturar e matar jovem são presos em Conselheiro Lafaiete
No centro histórico, a Casa da Ópera apresenta, nos dias 10 e 11, o espetáculo “Tom na Fazenda”, de Michel Marc Bouchard, com atuação e tradução de Armando Babaioff e direção de Rodrigo Portella. A peça, premiada no Brasil e no exterior, aborda o luto e as tensões familiares em torno da homofobia. Reconhecida pela crítica internacional, a montagem já passou por festivais como Avignon e Edimburgo. As apresentações começam às 20h, com ingressos entre R$ 25 e R$ 120, disponíveis pelo Sympla e na bilheteria do teatro.
No sábado (11), o distrito de Miguel Burnier realiza o Dia do Patrimônio, das 10h às 20h, com cortejo de congados, apresentações musicais, oficinas e feira de artesanato. O evento, que celebra as tradições locais e o patrimônio cultural da região, é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Gerdau e produção da Mercê Soluções Culturais.
A programação se estende também a Engenheiro Corrêa, onde a comunidade celebra o Dia das Crianças com atividades gratuitas a partir das 13h. O público poderá acompanhar o Cortejo do Boi das Flores, o espetáculo da Trupe Sons do Brasil e o show Os Tesouros da Baú, além de brincadeiras e distribuição de pipoca. A ação faz parte do Festival Os Sons do Brasil, patrocinado pela Vale e pelo Grupo J. Mendes por meio da Lei Rouanet.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.

[…] Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas […]
[…] Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas […]
[…] Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas […]
[…] Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas […]
[…] Fim de semana em Ouro Preto traz atrações culturais diversas […]