Ouro Preto adere ao Programa Descubra para formação de jovens

Julho Amarelo em Ouro Preto: ação de saúde na Praça Tiradentes oferece testagens e vacinas

O município de Ouro Preto oficializou, nesta segunda-feira (16), a adesão ao Programa Descubra, iniciativa voltada à formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. O Termo de Adesão foi assinado em parceria com instituições e órgãos das esferas federal, estadual e municipal, consolidando a entrada da cidade em uma rede de oportunidades voltadas à juventude.

O Programa Descubra oferece cursos profissionalizantes e oportunidades de aprendizagem com o objetivo de promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho. A iniciativa é chancelada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e conta com o apoio do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), além de outras entidades parceiras.

Leia também:

Nas redes sociais, o prefeito Angelo Oswaldo (PV) destacou a importância do projeto para o futuro da juventude ouro-pretana. Segundo ele, o programa representa uma ação inovadora que une educação e qualificação profissional: “Ouro Preto Descobre e Descubra, um projeto inovador para o trabalho com a juventude. Vamos incentivar a nossa juventude na escola e, ao mesmo tempo, na aprendizagem de uma profissão, no encaminhamento profissional dos nossos jovens dentro da sala de aula”.

O prefeito também ressaltou o papel do município na mobilização por novas parcerias. “É um programa novo criado com a chancela do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, com o apoio do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e diversas entidades e de todos aqueles que possam oferecer uma primeira oportunidade para os nossos jovens”, disse.

Com a adesão, Ouro Preto se integra a uma política pública focada na valorização da educação, da formação técnica e da inclusão produtiva da juventude. A expectativa é de que novas oportunidades sejam geradas a partir do envolvimento das instituições locais e regionais no fortalecimento do programa.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment