O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulgou, na sexta-feira (25), os dados da pesquisa de demanda turística em terras mineiras. O levantamento mostra que 29% dos visitantes viajam para mais de um destino em Minas Gerais e as cidades mais procuradas são, em ordem: Ouro Preto, Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São Tomé das Letras.
Desde abril deste ano, com a retomada do turismo, Ouro Preto tem recebido um fluxo intenso de turistas. Ao mesmo tempo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem focado no desenvolvimento da atividade no município, principalmente por meio da promoção do turismo cultural e a realização contínua de eventos.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-regional Ouro Preto), em junho de 2022, a taxa de ocupação hoteleira de Ouro Preto foi de 60%. Em julho, de 85%. Além disso, nos finais de semana, a taxa de ocupação foi de 100% em todo o mês de julho. O Inventário da Oferta Turística certifica que a Cidade Patrimônio da Humanidade possui cerca de 200 formas de hospedagem, incluindo sede e distritos, sendo 2 mil unidades habitacionais e 5.200 leitos.
O estudo encomendado pelo Governo de Minas Gerais foi feito durante o mês de julho, período de alta temporada, com alta circulação de turistas. Na pesquisa, cerca de 12 mil viajantes foram ouvidos em 52 cidades. O objetivo do levantamento foi de compreender o perfil de turistas que visitam cada município do estado, tendo conhecimento da capacidade socioeconômica de cada um, motivações da visita, expectativas e tipos de consumo em cada região.
“A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto vem trabalhando intensamente no fomento do turismo cultural, nós estamos em uma cidade que é a primeira a ser tombada patrimônio mundial, registrada nos livros da UNESCO no ano de 1980. Então, Ouro Preto além de sua riqueza e beleza natural, dispõe de cultura, de arte e é desta forma que nós viemos trabalhando o aumento do turismo: dinamizando, equipando, fomentando grupos culturais, corporações musicais, manifestações do nosso patrimônio imaterial, saberes, fazeres, sabores, valorizando os distritos, as riquezas das nossas comunidades para ampliar novas possibilidades para que o turista possa conhecer não só a sede do município, o Centro Histórico, como também as ricas oportunidades nas comunidades adjacentes”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro.
A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.
Geração de emprego
De acordo com Margareth Monteiro, Ouro Preto tem cerca de 8 mil empregos ligados ao turismo. Neste ano, 1888 novos postos de trabalho foram gerados, o estoque saltou de 16406 (julho) e chegou a 16749 (agosto). Por outro lado, no acumulado em 12 meses (agosto-2021 a agosto-2022), o salto foi de 11,71% de crescimento, ou seja, o estoque de trabalho do município saiu de 14993 e atingiu 16749.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Ouro Preto é o destino mais procurado por turistas que visitam Minas Gerais […]
[…] + Ouro Preto é o destino mais procurado por turistas que visitam Minas Gerais […]