O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), é atualmente o único gestor municipal brasileiro a integrar a Associação Internacional de Prefeitos Francófonos (AIMF). O convite partiu da prefeita de Paris e reforça a relação histórica e cultural entre Ouro Preto e a França, especialmente no contexto do Dia da França, comemorado em 14 de julho.
A AIMF reúne prefeitos de diferentes países que mantêm relações com a cultura e o idioma francês. A adesão de Ouro Preto à associação também reforça a presença da cidade no cenário internacional de cooperação cultural, educacional e turística.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou os laços históricos que unem a cidade mineira à França. “Ouro Preto tem um vínculo histórico com a França, desde a Revolução Francesa, que foi impactante com as suas ideias para a Inconfidência Mineira, até a presença de Gorceix, fundador da nossa Escola de Minas”, afirmou.
Leia também:
- Como as tarifas de Trump impactam a Região dos Inconfidentes?
- Comunidade de Antônio Pereira recebe primeira fase da nova praça da Vila Residencial
Ele também citou ações locais que promovem o idioma e a cultura francesa no município. “Temos uma Aliança Francesa de Ouro Preto, que foi recuperada com apoio da nossa prefeitura para que nós possamos ter mais e mais alunos aprendendo francês. Muitos aprendem até na Praça Tiradentes, porque temos um grande número de franceses visitando a cidade”, completou.
Para o prefeito de Ouro Preto, o fortalecimento das relações com a França pode viabilizar novos investimentos em áreas como cultura, turismo e educação nos próximos meses.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.